XIII Festa do Vinho e Mostra Folclórica de São José dos Pinhais 2015

Confira tudo o que aconteceu na XIII Festa do Vinho e Mostra Folclórica de São José dos Pinhais, evento que aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto, Parque do Vinho, na Colônia Mergulhão. A primeira noite encerrou com o animado show do cantor sertanejo Sérgio Reis, mas antes disso a polenta de 13 metros foi a atração, juntamente com a escolha da Rainha da Festa, que neste ano a eleita foi Giovana Beger.

Outras atrações que marcaram a primeira noite foram a exposição de artesanato e agroindustrial, parque de diversões, praça de alimentação com comidas típicas como salames, queijos e vinhos produzidos na região, apresentações folclóricas, exposição e atrações musicais. O palco, antes do show principal da noite, foi animado com o Coral Ítalo Polonês Taquaral e da Banda Ivano o Italianíssimo. A Festa é promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), com apoio da Associação Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (Acavim).

Segundo Giam Celli, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a festividade é mais uma oportunidade de mostrar e fomentar o turismo na região, permitindo aos visitantes desfrutarem da cultura local, sobretudo a italiana. “Temos uma estrutura excepcional para receber os visitantes, com muita comida e shows nacionais, mas incentivamos as culturas e tradições regionais do Município e da Colônia Mergulhão, por meio da gastronomia, do vinho, artesanato e diversas apresentações”.

Além da estrutura mencionada pelo secretário, a Festa conta ainda com o apoio da Polícia Militar composta por cavalaria, viaturas e módulo móvel, além do contingente da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, a exemplo da parceira da Festa do Pinhão, afim de garantir a segurança do evento e da população.

O prefeito Luiz Carlos Setim ao chegar na XIII Festa do Vinho, juntou-se aos trabalhadores que preparavam a polenta em metro para ajudar um pouco no preparo dessa tradição da Festa. Em seu discurso, agradeceu o trabalho da Sictur e aos empreendedores do Caminho do Vinho, que segundo ele, formam uma parceria importante e que tornam, junto com a administração pública, possível a realização dessa comemoração. “Quero agradecer aos produtores, moradores e comerciantes da Colônia Mergulhão, que são responsáveis, junto com a Prefeitura, pela consolidação do Caminho do Vinho através dos restaurantes, cafés, cultura e claro o vinho, e esperamos todos até domingo aqui na Festa do Vinho”.

Também presentes na abertura a primeira dama e secretária de Educação, Neide Setim; o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o deputado federal Leopoldo Meyer, acompanhado pela esposa e secretária de Habitação, Rita Meyer; os secretários municipais de Governo, Adriano Mushltedt; de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim; de Esporte e Lazer, Thiago Buhrer; de Administração e Recursos Humanos, Louir Berti; de Urbanismo, Marcelo Ferraz; de Transportes e Trânsito, Cláudio Alves; além do diretor de Gabinete, Carlos Pereira; o diretor geral da Sictur, Antônio Chupel; o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Odevair da Silva Mathias e equipe, e os vereadores Nina Singer, Mari Temperasso, Tico Setenarski, Luiz Monteiro, Professor Abelino, Professor Marcelo, Fenemê e Lúcia Stoco.

Após as apresentações musicais e danças de várias etnias dentro da Mostra Folclórica, a segunda noite da XIII Festa do Vinho encerrou com o animado show de Michel Teló. Ao longo do dia diversas apresentações musicais e culturais se apresentaram no palco e o encerramento ficou por conta do grupo Os Serranos.

O tradicional conjunto musical gauchesco Os Serranos foi criado em 1968, em Bom Jesus, cidade localizada na serra do Rio Grande do Sul. O conjunto realiza shows artísticos e embala grandes bailes pelo Brasil; se apresenta em países do Mercosul com frequência e já realizou duas turnês pelos Estados Unidos, tocando em Miami, Newark, Washington e Boston. Trabalha com a música gaúcha, preserva o tradicionalismo e a cultura do Estado. Ao longo da carreira já gravaram 28 discos e dois DVDs.

No domingo foi o último dia da XIII Festa do Vinho e Mostra Folclórica, evento promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), em parceria com a Associação do Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão (Acavim). O grupo gauchesco Os Serranos encerrou a festividade que reuniu milhares de pessoas nos três dias e contou com diversos shows, entre eles Sérgio Reis (na sexta) e Michel Teló (no sábado), além da gastronomia típica italiana, polenta com 13 metros, muito vinho, artesanato e apresentação de grupos folclóricos de diversas etnias.

Giam Celli, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, agradeceu o trabalho de sua equipe e a parceria da Acavim, destacando que o objetivo da Festa foi alcançado. “Além dessa comemoração tradicional da Cidade, outro foco da Festa é fortalecer o turismo rural, e isso nós conseguimos! Colocamos São José dos Pinhais em evidência no cenário do turismo no Brasil”, finalizou.

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, comentou sobre o desenvolvimento da região e a preservação da cultura italiana, por meio dos empreendimentos no Caminho do Vinho e do trabalho da Acavim. “É uma satisfação ver tantas famílias reunidas nessa festividade, um público que descobre cada vez mais o nosso turismo rural, nossa estrutura para acolher os visitantes”. Setim, também lembrou que a Festa do Vinho recebe pessoas de várias Cidades.

O público que prestigiou a Festa no domingo conferiu ainda as apresentações dos grupos folclóricos Soloveiko, Germânico, os shows da dupla Guatupê e Guaratuba, Elton Ortiz e Renato e de Déco Dalponte e Banda.

 

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Fotos: ACAVIM