Vinícola e Salumeria Politano


Nossa trajetória vem lá da época de 1887 quando chegam os primeiros imigrantes a região, nossos avôs e bisavós em algumas famílias. Não se tinha nada, precisava construir, plantar e criar os animais para a sobrevivência da família. Os filhos aprendiam a colaborar no serviço da casa e repassavam a seus futuros filhos. Estas atividades do cotidiano hoje fazem o Turismo rural mundo a fora.

SALUMERIA POLITANO

Em 2019 nosso empreendimento tem um grande destaque: somos a primeira agroindústria familiar de embutidos a adquirir o registro em São José dos Pinhais PR. Estamos inseridos dentro do projeto de turismo rural “Caminho do Vinho”

Para agregar mais valor ao roteiro e as propriedades, em 2004, foi oferecido o curso de salame ministrado pelo Senar. No total, 15 alunos aprenderam as técnicas. Ao longo do tempo, Dirceu Pissaia inovou o produto e criou o salame de pernil temperado com vinho nas versões tradicional, com azeitona, queijo e pimenta calabresa. Entre as linguiças, destaca-se a com tempero acentuado no alho. Entregamos para vários outros empreendimentos da região e vendedores externos.

VINÍCOLA POLITANO

David Pissaia começou sua produção de vinhos na Colônia Mergulhão só para conhecidos, em 1958. Passando a tradição de produzir vinhos a Dirceu que assinou a seus filhos Diogo e Rochelle, ela cursou enologia em Bento Gonçalves-RS e vem acrescentando ainda mais experiência aos rótulos da família.

Na propriedade há parreiras que ainda produzem um pouco de uvas, a região hoje não é muito propícia ao plantio por vários problemas como clima e a praga filoxera. A maioria da uva para o vinho vem de Bituruna PR e Caxias do Sul RS. A época de produção do vinho em nossa região sul é fim de janeiro até março, conforme condições climáticas. Atualmente nossa capacidade e de 35 mil litros de vinhos, Bordo e Niágara no vinho de mesa e a linha Ipê de vinhos finos em menor escala.

Telefone: (41) 3635-1571/ 99235 -7877

Aberto todos os dias das 9h às 18h.

Aceita cartões de crédito.

Endereço: Júlio César Setenareski, n 4100.