Vinícola e Salumeria Politano

David Pissaia começou sua produção de vinhos na Colônia Mergulhão só para conhecidos, em 1958. Passando a tradição de produzir vinhos de pai pra filho, David ensinou seu filho, Dirceu. Dirceu está ensinando seu filho Diogo e, hoje, juntos, os dois cuidam da vinícola. A filha Rochelle, que já cursou hotelaria, agora está terminando faculdade de enologia em Bento Gonçalves-RS e acrescentará ainda mais experiência aos rótulos da família. Na propriedade há parreiras de quase 100 anos, que ainda produzem um pouco de uva, e um novo parreiral com 700 pés que está se desenvolvendo, mas a maioria da uva bordo para o vinho vem da região de Palmeira-PR. Atualmente, a produção é de aproximadamente 20 mil litros de vinho no ano, nas variedades Bordo e Niágara.

Para agregar mais valor ao roteiro e a propriedade, em 2004, foi oferecido o curso de salame ministrado pelo Senac. No total, 15 alunos aprenderam a técnica. Ao longo do tempo, Dirceu inovou o produto e criou o salame de pernil temperado com vinho nas versões tradicional, com azeitona e mais recentemente o salame com pimenta calabresa. Entre as linguiças, destaca-se a com tempero acentuado no alho. Por isso, devido ao sucesso, hoje, a propriedade, além da vinícola, abriga também a Salumeria Mergulhão que entrega para vários outros empreendimentos da região.

Rosana, esposa de Dirceu, é quem produz as geleias, pães e cucas de uva – todos comercializados no espaço. Ela também tem o receptivo Caminho do vinho, que garante o passeio turístico no roteiro.

Telefone: (41) 3635-1571/ 99235 -7877

Aberto todos os dias das 9h às 18h.

Aceita cartões de crédito.