São José dos Pinhais é o segundo maior produtor de morango do Paraná

São José dos Pinhais já é o segundo maior produtor de morangos do Paraná, as informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado que divulgou recentemente as informações sobre a produção da fruta no Paraná.

O município já responde por 12% de toda a produção do Estado, o que significa uma produção anual de 2,6 toneladas. Parte é comercializada no Ceasa e outra parte é comercializada diretamente no município entre produtores e consumidores em larga escala, como restaurantes e panificadoras.

Essa produção deve-se também pelo incentivo da Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que incentiva a agricultura familiar no município através do subsídio de 60% do valor das mudas de morango importadas que tem como característica produtividades praticamente o ano todo.

Em 2014 mais 550 mil mudas de morango, dos tipos Albion e San Andréas, foram entregues a 259 produtores rurais do município.

A produção prevista por muda de morango é de 1,2kg. Estima-se que com este incentivo, desenvolvido pela Prefeitura, os produtores participantes do programa possam colher mais de 700 toneladas de morango na próxima colheita.

“Para 2015 pretendemos ampliar o número de mudas distribuídas, mas pretendemos que novos produtores iniciem ou retornem  ao cultivo do morango, pois é uma cultura rentável, já que uma planta produz  por 2 anos”, explicou a secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Fávaro Setim.

Segundo a secretária, no cultivo do morango, por exemplo, um casal consegue cuidar de 10 mil mudas. “Muitos produtores hoje estão preferindo o sistema semi hidropônico, onde o manejo se torna muito mais fácil. Vamos investir em palestras e assistência técnica para que o produtor consiga extrair o máximo da sua cultura, aumentando assim a sua renda familiar”, explica.

Foto: Divulgação.