Bolo de cenoura: origens e variações

Bolo de cenoura: origens e variações

Se existe um bolo muito querido no Brasil, pela sua praticidade, sabor e pela combinação perfeita de ingredientes, sem dúvida é o bolo de cenoura. Uma das questões mais interessantes sobre este bolo é que, apesar de ser uma receita extremamente recente, a sua formulação, em alguns aspectos, provém de técnicas medievais de padaria.

Vamos falar mais sobre esta delícia tipicamente nacional, suas variações fora do país, além de dar a receita do bolo de cenoura, para que todos possam compartilhar dessa delícia.

A origem do bolo de cenoura como conhecemos e as receitas medievais

Uma das primeiras coisas que precisamos entender sobre o bolo de cenoura, em sua receita atual, é que ele não é antigo dentro da nossa culinária, tendo vindo, muitos indicam, da variação estadunidense do mesmo, que é totalmente diferente, mas igualmente saboroso.

Como sempre, ao chegar aqui, o bolo de cenoura ganhou cores e sabores próprios. Sua massa se tornou mais aerada e a cobertura de chocolate ganhou sua vez, sendo possível fazê-la dura ou mais cremosa. De quaisquer das duas formas, o bolo de cenoura continua uma delícia.

O interessante é que diversas sobremesas medievais eram produzidas com cenouras e outras raízes do tipo, pela sua grande quantidade de açúcares. Vale lembrar que o açúcar, tanto de cana quanto de beterraba, eram artigos de luxo na época e por isso nunca eram vistos fora da mesa da nobreza. Os pudins de cenoura chegaram a ser documentados na Inglaterra medieval, e tinham uma receita com semelhanças ao nosso bolo de cenoura atual.

As variações do bolo de cenoura

As variações do bolo de cenoura são menores dentro do país, mas acontecem com muito mais frequência internacionalmente. Vários países do mundo têm receitas de doces de cenoura similares a bolos, mas as variações são tantas que nem sempre é possível reconhecer o padrão. Mesmo o bolo de cenoura estadunidense, que deu origem ao nosso, têm tantas diferenças que nem parece aparentado: com variações com abacaxi e canela na massa e recheio e cobertura de cream cheese com nozes, estes bolos ficam muito parecidos com bolos de nozes, com um leve toque alaranjado.

Já o nosso bolo de cenoura tem as suas principais variações na sua massa e na consistência do chocolate. De massas mais aeradas às mais consistentes até variações de consistências de chocolate, com direto a granulado e cobertura de creme de avelã, o bolo de cenoura tem, sem dúvida, uma uniformidade dentro do país que só pode ser justificada pela máxima “em time que está ganhando não se mexe”.

Fonte:  http://www.belezafeminina.pro.br/