Você sabe qual é a origem do Pão de Mel?

Impossível resistir a um delicioso pão de mel, mas você sabe a origem dessa iguaria? A história remete a duas versões.

A primeira é que o pão de mel surgiu na Rússia, sendo chamado “Pryaniki”. Na época, o doce era feito com farinha, mel (principal ingrediente e presente em boa parte da receita) e um pouco de suco de frutas. Mais tarde a receita foi sendo aperfeiçoada e outros ingredientes foram adicionados, como por exemplo, as especiarias.

A receita foi passando de geração em geração e, cada local já tinha a sua forma de fazer o “Pryaniki”. Em algumas regiões os doces eram feitos em forma de animais e utilizados para enfeitar as árvores de natal. Além disso, eram dados como presente de casamentos, festas. ou até mesmo eram assados em formato de anjo e presenteados para pessoas que estavam doentes, desejando a cura.

A outra história da origem do pão de mel, é que o doce é tradicional da Europa e feito à base de mel com outros ingredientes como farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias, além de ovos. Depois de prontos, são banhados em chocolate.

Além disso, segundo a tradição, o doce apareceu quando os europeus descobriram que o pão feito com especiarias podia receber uma deliciosa camada de chocolate derretido, que prolongava o sabor e a umidade. Atualmente, o pão de mel é conhecido em todo o mundo, e pode ser encontrado com vários recheios e de maneiras diferentes.

Russo ou europeu, não importa, o pão de mel é saboroso feito em qualquer lugar do mundo. E, algumas receitas levam mais que ingredientes selecionados, oferecem tradição e versatilidade, com seus recheios diferentes e coberturas especiais.

Atualmente o pão de mel é apreciado em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate, e com diferentes recheios. Sem falar nas várias decorações em que podemos encontrá-lo. Normalmente a produção é caseira.

 

 

Fonte: www.saborbarion.com.br