Você sabe qual é a diferença entre “Enólogo”, “Enófilo” e “Sommelier”

mundo dos vinhos é cheio de particularidades, não é por menos, essa bebida atravessou a história da humanidade participando dos momentos mais importantes.

Entre os envolvidos nesse universo estão três personagens: o enófilo, o enólogo e o sommelier. Mas você sabe quem são eles e quais suas funções?

Enólogo

É nele que tudo começa, pois ele é o profissional que é responsável por todas as decisões sobre a produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas.

Além disso, também participa do processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Ele é um especialista, normalmente, é formado em Agronomia com especialização na área.

 

Enófilo

enófilo é o apreciador do vinho e suas peculiaridades. Busca o conhecimento do vinho e de todo o mundo que o envolve. Porém, não necessariamente possui formação na área.

Somos todos nós que gostamos de vinhos, fazemos anotações sobre os exemplares que degustamos, frequentamos confrarias ou encontros de vinhos, mas que não são profissionais que estão envolvidos em sua elaboração.

 

Sommelier

Por fim, o sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Geralmente, são responsáveis por todo o processo que envolva as bebidas, desde da compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta. Possuem um conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas.

A profissão surgiu antes do século XVII, na França, e era o responsável por transportar o fermentado e, curiosamente, tinha a obrigação de provar o seu conteúdo, antes de servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função mudou para o especialista que garante produtos de boa qualidade.

Hoje, uma de suas funções mais importantes é servir os vinhos aos clientes, esclarecendo dúvidas e dando informações sobre o exemplar que ele está consumindo.

Além disso, o sommelier planeja e organiza o serviço de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados, enotecas e em  companhias aéreas e marítimas. Também faz a gestão do abastecimento e armazenagem dos produtos. Esse profissional também ministra cursos para a formação de novos sommeliers.

Fonte: http://www.qualidadenataca.com.br/