Vinhos: 5 dicas sobre os benefícios

Muitas pessoas apreciam um bom vinho com sua família, amigos ou em um jantar a luz de velas, onde essa bebida acaba dando um toque especial.

Atualmente o vinho não ganha espaço somente para o paladar e sim para a saúde também, pois ele é excelente para a saúde por conter uma substância que é rica em antioxidantes chamados de polifenóis e flavonóides, que trazem os benefícios para o coração, á dieta e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
A nutricionista Greice Carolina diz: “Isso se deve mais especificamente ao polifenol chamado de transresveratrol, presente nas cascas das uvas tintas, o que mais influência tem sobre nosso corpo, especialmente no que diz respeito à formação do colesterol bom”.
Para adquirir os benefícios do vinho, ele deve ser consumido diariamente em uma taça mas sem exageros, por isso confira abaixo algumas dicas:
1. Evite o risco do câncer
Cientistas da Universidade de Harvard (EUA) informam que, o alto consumo de produtos que contém as substâncias antioxidantes são capazes de diminuir 24% a possibilidade de a pessoa contrair o câncer. Os cientistas observaram no período de oito anos a alimentação de quase 26 mil gregos que seguem uma dieta mediterrânea.
A chefe da equipe nutricional da Minha Vida á Roberta Stella informa: “Essa dieta é composta por azeitonas e azeites, grãos inteiros, pouca carne vermelha e muitos vegetais, peixes e frutos secos é bem diferente dos padrões brasileiros, mas deveria ser seguida em todo o mundo devido a sua ótima composição nutricional”.
2. Identifique sua personalidade
Segundo um estudo feito pelos países da Austrália e Grã-Betanha, as pessoas que preferem tomar um bom vinho tinto (doce) podem ser consideradas mais impulsivas, porém aquelas que preferem o vinho seco são as mais simpáticas e abertas.
A nutricionista Greice Carolina diz: “Mas vale lembrar que o vinho tinto é o que possui maiores concentrações de antioxidantes”.
3. Controle sua balança
Tome cuidado para não consumir demais essa deliciosa bebida, pois segundo um estudo feito nos EUA, o consumo excessivo do vinho tinto pode ajudar a ganhar um peso, que é muito desagradável para as mulheres que estão em uma dieta. Para se ter uma idéia a cerveja, vinho branco e até mesmo o licor tem bem menos calorias que o vinho doce.
Outra pesquisa feita em 1997 na Universidade do Colorado (EUA) concluiu que os homens saudáveis podem beber até duas taças de vinho por dia sem ganhar peso.
4. Combata ás dores nas articulações
A substância polifenóis do grupo resveratrol encontrada no vinho pode ajudar na parte analgésico do organismo, auxiliando assim os pacientes que são vitimas da artrite.
5. Cérebro aguçado
Alimentos como vinho, chocolate e chá podem ajudar no melhor desempenho do cérebro. Para chegar a essa conclusão foram feitos vários testes com mais de 2 mil noruegueses com idades entre 70 e 74 anos, e foi constatado que as pessoas que consumiam esses alimentos obtiveram um melhor resultado nos testes diários.
E para finalizar o neurologista da Unicamp Ricardo Teixeira deixa uma dica: “Uma boa receita para o cérebro pode ser um cálice de vinho tinto à refeição, um pedacinho de chocolate amargo na sobremesa e um chá verde antes de sair da mesa. Pra melhorar, só se tiver um peixe rico em Omega 3 como prato principal”.
Ficam ai as dicas desse artigo, e não se esqueça de praticar regularmente atividades físicas para evitar outras doenças comuns no sedentarismo.