Benefícios do Vinho Tinto que você não sabia

Beber uma taça de vinho tinto todos os dias pode fazer muito bem para nossa saúde. Mas lembre-se: sempre com moderação e equilíbrio.

Um copinho diário deste presente da natureza e de sabor excelente acompanhará seus pratos e melhorará notavelmente seu bem-estar. Explicaremos a seguir o porquê.

PROPRIEDADES 

Aliado na perda de peso 

O vinho tinto dispõe de uma propriedade muito especial: ele ativa um gene que impede a formação de novas células de gordura e, como se fosse pouco, estimula as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos. Para demonstrar isso, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) realizou vários estudos e publicou seus resultados em diversos meios.

Contudo, para que este efeito seja refletido em nossa silhueta, lembre-se que não se deve beber mais do que uma taça por dia.

Potenciador do cérebro 

O vinho tinto melhora os processos cognitivos e previne demências e doenças degenerativas do cérebro. O vinho também diminui as inflamações, evita o endurecimento das artérias e, além disso, inibe a coagulação, melhorando assim o fluxo sanguíneo. É maravilhoso.

Infecções da gengiva

Se suas gengivas sangram com muita frequência, não tenha dúvidas e consuma, junto às refeições, uma tacinha de vinho tinto. Existem compostos presentes nas uvas que, ao serem fermentadas em vinho, possuem o benefício de evitar a aparição dos estreptococos e bactérias vinculadas às cáries, além de serem muito eficazes contra a gengivite e inclusive dores de garganta.

Combate o cansaço 

O resveratrol, presente nas uvas, melhora nossa situação naqueles dias nos quais estamos mais apáticos ou cansados. Vale a pena tentar.

Aumenta as endorfinas 

Beber vinho libera endorfinas em nosso organismo, o que nos relaxa e faz com que desfrutemos mais do momento. Não se esqueça de que o vinho combinado com determinados alimentos e pratos potencia ainda mais o sabor destes.

Limpa nosso paladar

Tomar vinho tinto enquanto se come faz com que, graças às suas propriedades adstringentes, o sabor do alimento seja percebido de modo mais intenso. Já que o vinho reduz o sabor das gorduras, e é bom para depois do consumo de carnes, pois dá uma sensação gratificante de “limpeza” na boca.

Combate infecções urinárias

Graças às suas propriedades antioxidantes e adstringentes o vinho consegue evitar que as bactérias fiquem aderidas à nossa bexiga ou rins e otimiza, além disso, a filtração e depuração destes órgãos.

Fonte: melhorcomsaude.com