Vinho natural, orgânico e biodinâmico

Vinho natural, orgânico e biodinâmico: Saiba as diferenças.

O que é Vinho Natural? 

Vinhos naturais são vinhos feitos com o uso mínimo possível de produtos químicos, aditivos e procedimentos tecnológicos. Isso inclui pesticidas, bem como enxofre ou qualquer um dos quase 200 aditivos permitidos legalmente.

E isso inclui muitas manipulações tecnológicas de vinho que achamos que apaga a individualidade do produto e o lugar que chamamos de o “terroir”. Nossa definição de vinho natural é parecida às leis alemãs de pureza da cerveja, em que a bebida pode ser feita apenas de água, cevada e lúpulo. Vinho puramente natural, é feito de suco de uva e pouco mais.

Há muitas maneiras para um vinho ser considerado natural. Elas incluem o cultivo da uva orgânica e biodinâmica. Mas o cultivo da uva é apenas isso: o que é feito nos campos. O vinho para ser realmente natural deve continuar na adega até o engarrafamento.

Vinho Orgânico

Cultivo orgânico da uva significa que pesticidas ou produtos químicos não são usados na vinha. Ironicamente, no entanto, muitas vezes, quando orgânico é indicado no rótulo de um vinho, o vinho muitas vezes não é tão natural assim; já que existem muitas pessoas que cultivam produtos orgânicos, mas não são legalmente certificadas.

Uva orgânica crescendo é essencial mas pode-se adicionar qualquer coisa durante a vinificação e manipular com tecnologia e ainda manter a certificação orgânica no rótulo. O motivo é que a certificação é cara e muitos produtores pequenos, artesanais que produzem orgânicos de verdade; não acham necessário pagar. Para se certificar, eles devem pagar uma taxa administrativa da França e nos Estados Unidos.

Vinho Biodinâmico

Uvas biodinâmica é um tipo de viticultura biológica que usa preparações especiais de sprays à base de plantas e adubos e o tempo de suas aplicações funcionam de acordo com o calendário lunar. Os produtores biodinâmicos olham para a sua terra como um ecossistema de vida completa, como um ser vivo que precisa da biodiversidade para ser saudável.

Produtores de vinho biodinâmicos muitas vezes também vivem e trabalham em uma fazenda, com campos de trigo, animais, árvores frutíferas, bosques e vinha se esforçando para ser auto suficiente. O solo é considerado um organismo de vida própria e parte do contexto dos ritmos lunares e cósmicos.

Vantagens 

Gosto: todo vinhedo é capaz de produzir um grande vinho. Mas a agricultura orgânica, o vinho natural é o caminho para tirar o melhor proveito de uma vinha, seja qual for o seu potencial.

Saúde: No vinho natural, não há nada que não venha da uva.

Custo: o vinho natural tem um melhor custo-benefício, embora só possam ser rotulados como vinho de mesa.

Impacto ambiental: o vinho natural é melhor para o ambiente pois provém de uma agricultura sustentável.

 

Fonte: www.vix.com