Vinho e chocolate pode? Claro que sim!

Sou chocólatra assumida. Dificilmente passo um dia sem comer pelo menos um quadradinho de chocolate.

Também não fico sem uma taça de vinho. Bom, isso vocês já sabem, não é? Mas como juntar esses dois prazeres?

Tem quem diga que chocolate é um dos sabores mais difíceis de harmonizar com vinho, que os dois devem ficar longe um do outro e pronto! Mas eu garanto: ele combina com muito mais do que vinho do Porto! E é bom conhecer essas combinações, pois quando se trata de chocolate, estamos falando também de todas as delícias feitas com ele: bolos, tortas, mousses, brigadeiros e muito mais!

Outra coisinha: os dois – vinho e chocolate – são afrodisíacos e ricos em flavonóides, substâncias que varrem os radicais livres do nosso organismo. Precisa dizer mais?

Então, vamos às duplas!

Chocolate ao Leite

Um bom chocolate de leite é geralmente cerca de metade chocolate e metade creme (ou gordura). São mais doces e têm mais gordura, o que faz deles os mais fáceis de harmonizar com o vinho.

Vinhos recomendados:

Vinhos tintos de colheita tardia: São aqueles vinhos feitos com uvas que permanecem mais tempo na videira. Como são doces, combinam bem com o chocolate.

Vinho do Porto: Talvez a combinação mais tradicional que existe, o vinho do Porto traz sabores de frutas vermelhas ao chocolate.

Banyuls ou Maury: O Porto francês tem notas mais terrosas e por isso vai cair maravilhosamente bem com trufas de chocolate.

Moscato Rutherglen: Este talvez seja o vinho doce mais doce do mundo. Vem de Vitória, Austrália, e também vai bem com chocolate.

Lambrusco di Sorbara: O mais leve dos Lambruscos, é um vinho tinto espumante, com sabores delicados de pêssego e morango.

Fonte: http://www.vivaovinho.com.br/