Vinho contra a obesidade

O vinho contra a obesidade.

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso.

De fato, o aumento nas taxas de obesidade é observado há anos, e em diversos países. E o que o vinho tem a ver, ou não, com isso?

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, acompanhou mais de 9.000 adultos sem doença crônica anterior, ao longo de 6 anos. Os consumidores frequentes de cerveja e de bebida destilada apresentaram ganho significativo de peso, quando comparados aos abstêmios. Entretanto, não houve associação entre o consumo frequente e moderado de vinho e aumento de sobrepeso ou obesidade. O consumo de vinho foi associado, inclusive, em alguns casos, à perda de peso.

Mas qual seria a relação entre o consumo de vinho e o controle da obesidade?

Um estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, publicado em 2012 no Journal of Biological Chemistry, sugere que o vinho tinto pode ajudar a combater a obesidade, em função de um composto com estrutura química semelhante ao resveratrol, o piceatannol.

Esse composto, encontrado nas cascas e sementes das uvas, e também em outras frutas, tais como maracujá, inibe o processo de desenvolvimento das células adiposas. E essa pode ser a chave para evitar o acúmulo de células de gordura, e, consequentemente, o ganho de peso.

Um estudo anterior, realizado na Alemanha em 2008, na Universidade de Ulm, já havia chegado a uma conclusão semelhante, com a sugestão de que o resveratrol, antioxidante presente no vinho, inibe o crescimento dos precursores das células adiposas, evitando que se convertam em células maduras, e impedindo o armazenamento de gordura.

Os resultados destes estudos podem ser confundidos pelo fato de que, em geral, os bebedores de quantidades moderadas de vinho tinto tendem a escolher um estilo de vida e uma alimentação mais saudável.

De qualquer forma, essas são pesquisas que abrem portas para um potencial método de controle da obesidade, epidemia que assombra muitos países, inclusive o Brasil.

Fonte: tintosetantos.com