Uva pode reduzir diabetes e doenças cardíacas

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que a uva pode auxiliar no controle da pressão arterial e na função cardíaca, reduzindo assim as chances de uma pessoa desenvolver doenças do coração e síndromes metabólicas.

Os cientistas americanos associaram esses benefícios aos antioxidantes naturais contidos na fruta.

Testes em animais mostraram que uma dieta enriquecida com uva pode prevenir fatores de risco para a síndrome metabólica, uma condição muitas vezes precursora das diabetes de tipo 2.

A experiência realizada em cobaias afirmou que o consumo da fruta pode diminuir a pressão sanguínea, melhorar as funções cardíacas e reduzir os indicadores de inflamação no coração e no sangue dos camundongos.

Embora não exista uma correlação direta entre as conclusões do estudo e os seres humanos, é importante ressaltar que uma dieta rica em frutas e fitoquímicos, como uvas, pode beneficiar a saúde, explicou o cirurgião cardíaco Steven Bolling.

As conclusões da pesquisa foram apresentadas durante uma conferência americana, a Experimental Biology, realizada na California.

A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras.

A fruta faz muito bem para a saúde. A uva diminui a possibilidade de formar coágulos, controla a pressão arterial, ajuda no funcionamento do intestino, é anticâncer, anti-inflamatória, antienvelhecimento, antimicrobiana. Estudos também mostram que uma taça de vinho ou um copo de suco de uva por dia diminui a chance de problema cardíaco.

“As uvas e os sucos são ricos em diversos compostos: açucares, composto fenólicos, como procianidina, o resveratrol, que são substâncias antioxidantes, que protegem o organismo de doenças originadas de processos oxidativos”, explica o doutor em engenharia de alimentos Marcos Lima. O suco ajuda a nos proteger da diabetes, colesterol alto, hipertensão e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

A uva pode ser encontrada em diversas formas: in natura, suco, vinho, uva passa, geleia de uva, óleo de uva, farinha de uva. A farinha e o óleo são extraídos da semente e têm grande valor nutricional. Tanto um quanto o outro são de fácil digestão e podem ser usados em pratos doces ou salgados, já que o sabor da uva é bem neutro. Pão, bolo, biscoito, macarrão, iogurte, patê, saladas. Todas as receitas podem ter uma pitadinha de óleo ou farinha de uva.

Uva verde ou uva vermelha?
A única diferença entre elas é que a uva vermelha tem mais polifenol que a verde. Mas ambas contêm vários nutrientes, como vitamina C, minerais, carboidratos e polifenóis, que protegem o coração, são anticâncer, anti-inflamatório, antienvelhecimento e antimicrobiana. Os polifenóis estão concentrados nas sementes e na casca da uva.

 

 

Fonte: http://veja.abril.com.brhttp://g1.globo.com/