Turismo celebra o Dia Nacional do Enólogo

Turismo celebra o Dia Nacional do Enólogo.

Conhecido pelo sabor e aroma que harmonizam a experiência gastronômica, o vinho é considerado ideal para celebrações ou para um momento especial com a pessoa amada. Para celebrar o Dia Nacional do Enólogo neste sábado (22), a Agência de Notícias do Turismo separou algumas dicas de roteiros turísticos marcados pela visita a vinícolas, cafés coloniais e restaurantes que promovem a degustação da bebida.

Em São José dos Pinhais (PR), os turistas podem aproveitar o roteiro Caminho do Vinho composto por nove vinícolas, quatro cafés coloniais, nove restaurantes e doze chácaras de lazer e eventos. Durante o passeio, os turistas também podem conhecer a história local e ter contato com a riqueza cultural preservada pelos descendentes dos imigrantes europeus que chegaram ao país no período colonial.

Uma das opções para aproveitar o roteiro é o passeio Linha Turismo, conduzido pela guia especializada em turismo rural, cultural e ecoturismo, Rosana Juliatto Pissaia. “Ao conhecer o processo de produção do vinho, o turista dá maior credibilidade ao produto e se sente mais confortável para degustar e adquirir a bebida”, afirma.

Na região turística do Vale do São Francisco, o município de Casa Nova (BA) é um dos destinos que atraem os turistas pela prática do enoturismo. O processo de produção do vinho pode ser contemplado nas grandes fazendas de uva que se destacam nas paisagens da cidade.

Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Brasil oferece para os viajantes uma infinidade de roteiros turísticos. “Temos atrativos turísticos para todos os perfis e trabalhamos fortemente para estruturar roteiros que possam atrair cada vez mais brasileiros para os destinos nacionais. Nosso país tem muito a oferecer e o enoturismo e o turismo rural são prova disso”, garantiu.

No Rio Grande do Sul, a degustação da bebida e seu processo de produção, além do contato com a cultura dos imigrantes italianos que chegaram no Brasil no período colonial são os principais atrativos dos roteiros turísticos Caminhos da Colônia, em Caxias do Sul e Flores da Cunha, e Caminhos de Pedra, no município de Bento Gonçalves.

Assim como o Caminho do Vinho, estes dois roteiros fazem parte do programa Talentos do Brasil Rural, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2009, para promover os produtos e serviços da agricultura familiar no turismo brasileiro.

Entre os roteiros do programa em que os viajantes podem fazer a degustação do vinho também destaca-se o Agroturismo em Gramado. Durante o passeio, os turistas também podem conhecer pratos típicos da região, como os salames, queijos e o chimarrão.

ENOTURISMO EM DEBATE – O potencial do enoturismo e as oportunidades de desenvolvimento a partir da associação com hotéis e restaurantes serão o tema de um seminário organizado pelo Ministério do Turismo durante a 28ª Edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), no próximo dia 04 de novembro.

Promovido pela Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, por meio do Departamento de Ordenamento do Turismo, o evento terá palestra sobre linhas de crédito disponíveis ao setor. O objetivo é fomentar a atividade, reunindo gestores públicos, especialistas e empresários brasileiros e internacionais para discutir experiências do segmento no país.

Em setembro de 2015, com o objetivo de estimular a atração de investimentos ao Brasil, representantes do MTur apresentaram possibilidades de atuação no enoturismo nacional a investidores estrangeiros durante a Exposição Universal de Milão (Expo Milão), na Itália.

Fonte: turismo.gov.br