A origem da Torta

Foi na Grécia antiga que a Torta surgiu. Ela era uma oferenda que os humanos ofereciam à Deusa Ártemis, divindade ligada às colheitas, à natureza, à caça e à fertilidade, o doce oferecido à deusa grega era redondo, tendo uma ligação com a lua.

No Brasil, é um alimento cozido ao forno, feito com massa de farinha e recheado com carne, camarão, palmito ou ingredientes doces, como a torta holandesa.

Em Portugal, “torta” é um bolo enrolado, que no Brasil é conhecido como rocambole. As tortas doces do Brasil são muitas vezes conhecidas como “tartes“, em Portugal.

A torta Holandesa, essa delícia que leva biscoito de maisena e chocolate é originária de Campinas, São Paulo e não da Holanda. A receita foi criada por Sílvia Leite, em 1991. Ela era, na época, proprietária de um café no centro de Campinas e deu o nome ‘holandesa’ à torta em homenagem aos bons momentos que viveram na Europa.

A torta holandesa original leva em seus ingredientes, leite condensado, gema, leite, creme de leite fresco em ponto chantilly, chocolate ao leite, chocolate meio amargo, Bolacha tipo Maria, bolacha triturada e manteiga para a base de chocalate e manteiga.

A história do surgimento da torta explica sua presença obrigatória nas comemorações de aniversários, já que o doce também era um símbolo de celebração da vida, do nascimento.

Fonte: www.mariachocolate.com.br