São José dos Pinhais é premiada como uma das melhores cidades do país

São José dos Pinhais está entre as melhores cidades brasileiras. É isto que diz o ranking As Melhores Cidades do Brasil, que é promovido pela Revista IstoÉ e que proporcionou ao Município o prêmio na categoria Sustentabilidade Financeira. Esta premiação ressalta ainda mais o trabalho financeiro que a Prefeitura está realizando, buscando uma Cidade com a saúde econômica sempre equilibrada.

O prêmio “As 1000 Melhores Cidades do Brasil” visa uma contribuição para o país através de um mapeamento referente ao nível de desenvolvimento socioeconômico de 5.565 Municípios. O ranking foi originado através do Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) e foi calculado com base em indicadores extraídos de fontes primárias, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Ministério do Desenvolvimento, entre outros.

As categorias da premiação foram divididas em quatro pilares, sendo elas a de Indicadores Fiscais, Indicadores Econômicos, Indicadores Sociais e por fim, Indicadores Digitais. A primeira foi à categoria em que São José dos Pinhais foi premiada no quesito Sustentabilidade Financeira/Autonomia Financeira.

Um grande detalhe que ajudou na premiação do Município foi à preocupação com a saúde financeira na Cidade, como destaca o secretário de Finanças, Pedro Setenareski. “As finanças de São José dos Pinhais sempre esteve equilibrada. Ao analisarmos e compararmos uma boa administração financeira será possível perceber que o Município preza pela liquidez. Poucas dívidas e pagamentos de déficit em dia são questões que favorecem essa boa saúde financeira”, declarou.

Ao longo das últimas décadas, o Brasil experimentou crescimento econômico sobre um contexto de estabilidade monetária e maior austeridade fiscal na esfera municipal. Esta condição proporcionou às cidades atrair investimentos e implantar ações que contempla a tendência do crescimento sustentável no futuro, visando contínuas condições de desenvolvimento econômico.

Sempre pensando nesta autonomia financeira, São José dos Pinhais, procura manter o equilíbrio financeiro com suas dívidas em dia e utiliza o dinheiro das arrecadações conforme recebe, gastando esse crédito em melhorias para a Cidade e de forma sensata, não extrapolando o recebimento e utilizando estes recursos no que é necessário.

Nesta quinta-feira (17), em São Paulo, o prefeito municipal em exercício, Toninho da Farmácia, irá receber a premiação de Sustentabilidade Financeira, juntamente do diretor geral da Secretaria de Comunicação Social, Eduardo Azevedo.

“Quando esta administração assumiu, o nosso foco principal foi de quitar as dívidas existentes para obtermos uma estabilidade financeira. Uma conquista desta gestão foi a liquidez das contas, ficando longe de despesas desnecessárias. Ou seja, a Prefeitura procura gastar conforme arrecada, para desta forma ter uma boa autonomia financeira. Acredito que este detalhe foi essencial para ganharmos o prêmio de Sustentabilidade Financeira, promovido pelo projeto As Melhores Cidades do Brasil, da Revista IstoÉ”, afirmou Pedro Setenareski, secretário de Finanças.

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Foto: Divulgação/PMSJP