Sagu, a sobremesa que proporciona mais saúde e bem estar

Uma boa alimentação é algo fundamental para que a vida saudável seja consequência. Mas você sabia que é possível garantir benefícios à saúde comendo sagu?

É verdade, vamos falar sobre o Sagu, um doce consumido no mundo, mais ainda pouco conhecido em algumas regiões do Brasil, que certamente trará benefícios em vários sentidos.

Sagu: origem

O Sagu é uma felícula extraída de diversos tipos de palmeiras que é chamado, popularmente de “saguzeiros”, e é um dos alimentos mais consumidos no Oriente Médio. A extração ocorre no tronco dessas plantas e elas costumam crescer rapidamente nas planícies e pântanos de águas doces dos trópicos. Além disso, ele também pode ser retirado da mandioca, fazendo com que este produto seja considerado, por muitos, uma tapioca diferenciada.

Além de sua extração das palmeiras, como foi dito anteriormente, o Sagu também pode ser feito de tapioca, um amido da raiz da mandioca, tornando-se muito popular na América do Sul, na Ásia e na África. Isso ocorreu – de acordo com o dicionário Houaiis da língua portuguesa – quando os portugueses associaram a palavra “Sagu” com a goma que os índios extraíam da mandioca.

Esse alimento é apresentado em forma de doce, feito a base de vinho, sucos ou leite. Porém, poucos consumidores sabem os benefícios que essa sobremesa deliciosa pode proporcionar para a saúde humana.

Sagu: benefícios para a saúde

O Sagu é vendido em forma de bolinhas pequenas, brancas e duras. Após o cozimento, ele cresce e fica transparente. Apesar de ser servido como um doce, este poderoso alimento pode melhorar consideravelmente a saúde em geral.

Aumento de energia:  Por ser um amido puro, ele é altamente calórico, podendo ser consumido antes ou após um treino intensivo. No entanto, para aqueles que estão tentando perder peso, é importante controlar o consumo deste alimento. Além disso, ele proporciona energia, já que se trata de uma fonte de carboidrato complexo. Por isso, aqueles que gostam de malhar e desejam aumentar a massa muscular e o ganho de peso, o Sagu é um excelente alimento, pois irá contribuir para o alcance deste objetivo mais rapidamente.

Ajuda na digestão: Além de ser fonte de energia, o Sagu também contém alto teor de fibra alimentar. Ele ajuda na boa digestão e na regulação do intestino. Com isso, ele ajuda a eliminar resíduos alimentares através do aparelho digestivo. Além desses benefícios, ele evita o câncer de cólon, remove o colesterol ruim e reduz o nível de ataque cardíaco e de derrames.

Melhora a circulação: Este alimento contém ferro, um mineral essencial para a saúde do corpo, já que ele tem papel fundamental na formação das células vermelhas. Assim, ele ajuda a prevenir a anemia e melhorar o fluxo de oxigênio no organismo.

Fortalece os ossos: Como foi dito anteriormente, o Sagu contém ferro e cálcio. Esses minerais são essenciais para a proteção e desenvolvimento ósseo. Consumir este alimento ajuda a recuperar a densidade dos ossos que diminui devido à idade, impedindo, assim, a osteoartrite, a osteoporose e flexibilidade reduzida.

Fonte: proddigital.com.br