Quais os benefícios de se pescar?

A pesca esportiva é um dos esportes mais acessíveis que existem. Não importa a idade, a situação financeira ou a forma física, todos podem facilmente participar.

Confira nossa lista de motivos e benefícios para ir pescar no Caminho do Vinho!

Reduz o estresse

Devido à grande necessidade de concentração, essa prática faz com que o pescador tenha que manter o foco e esquecer dos estresses do dia a dia. Dessa forma, consegue-se oxigenar melhor o cérebro e aliviar as tensões cotidianas.

Os locais de pescaria geralmente são ambientes que passam mais calmaria e proporcionam maior bem-estar. E somente o fato de estar em um local agradável já contribui para a obtenção de um estilo de vida mais relaxado.

Aumenta o contato com a natureza

A pesca, seja no rio, no mar ou em pesqueiros coloca a pessoa em contato com o verde, com o vento, com o som da água, com o sol. E isso proporciona diversos benefícios para a saúde.

O ar mais puro, por exemplo, contribui para o bom funcionamento dos pulmões e o sol, na medida certa, beneficia o corpo, inclusive com a vitamina D. Já o som tranquilo da natureza colabora com a concentração e tranquilidade.

Além desse contato, a pescaria aumenta a possibilidade de se aprender mais sobre a natureza, como as espécies de peixe e seus habitats, as características dos animais aquáticos e os tipos de vegetação. Tudo isso entre vários outros benefícios.

Melhora a concentração

Ao praticar essa atividade, a pessoa aumenta, e muito, sua concentração, pois o processo assim exige.

Concentrar-se é muito necessário no momento em que se espera o peixe morder a isca. Por isso, é importante ficar atento a cada movimento, desde os mais bruscos até aqueles bem suaves e difíceis de serem percebidos.

Com isso, o cérebro se desliga de vários outros assuntos e mantém sua atenção no que está acontecendo ali. Assim, você está treinando a mente e fazendo com que, ao voltar à rotina, consiga enxergar as situações de forma diferente, solucionando mais facilmente os problemas.

Melhora a autoconfiança

Os pescadores, além de conseguirem vários benefícios para a saúde, adquirem, também, maior confiança. No momento da pescaria, várias habilidades vão sendo melhoradas e o desejo de se aprimorar aumenta. Consequentemente, são criadas metas individuais, o que leva a pessoa a querer se superar cada vez mais.

Durante a prática, essas habilidades vão aumentando e, quando se consegue tirar o tão esperado peixe da água, o pescador se sente um verdadeiro campeão. A autoconfiança é aumentada, favorecendo que, no dia a dia, a pessoa esteja com boa autoestima e consiga enfrentar melhor as dificuldades.

Frente a isso, fica claro que a pesca esportiva possui uma série de benefícios para a nossa saúde. Da saúde mental à saúde física, ela traz vantagens a curto e longo prazo. Sem esquecer, é claro, dos benefícios trazidos pelo contato com a natureza, o desenvolvimento das habilidades esportivas e a socialização que essa prática proporciona.

Fonte: http://blog.quisty.com.br/