Como dar prazo de validade para bolo caseiro

Como dar prazo de validade para bolo caseiro. Você sabe?

O bolo de fubá acabou de sair do forno. Ele parece bem fofinho e saboroso. Mas, como saber a data de validade que se deve colocar para um bolo caseiro?

 

Data de validade do bolo caseiro 

De um modo geral, não se pode estabelecer prazo de validade para a comida caseira. Isto porque a decomposição dos alimentos é feita pela ação de microrganismos que estão em todos os lugares, inclusive na própria comida. Tanto é que, mesmo se deixarmos o bolo bem conservado, ele pode estragar em poucos dias.

Como prolongar validade 

Apesar dessa ação química inevitável, alguns truques fazem toda diferença. Veja o que fazer:

  • Use ingredientes de boa procedência;
  • Se a massa levar água, só use se for fervida ou filtrada;
  • Ferva o leite antes de usar na receita;
  • Quanto mais açúcar, melhor: uma quantidade generosa de cobertura ou calda açucarada sobre o bolo evita que microrganismos, como fungos e bactérias, consigam se proliferar.
    “O que acontece é que os fungos e as bactérias sofrem desidratação por conta de um processo de osmose. Ou seja, os microrganismos desidratam e não proliferam”, explica o diretor pedagógico da unidade, Marcelo Play.

Como armazenar

O armazenamento do bolo também faz diferença no tempo de validade do alimento. Por isso, é indicado que ele esteja em embalagem fechada e, se possível, dentro da geladeira.

Validade de produtos industrializados 

Em alimentos industrializados, vale lembrar, o preparo é feito com conservantes em quantidade adequada. Além disso, a comida fica em embalagens próprias, com base em estudos que avaliam a proliferação de microrganismos até um limite tolerável.

 

Fonte: www.vix.com