Polenta, amore mio!

“Para preparar uma boa polenta lembre-se de usar um litro de água para 300 gramas de farinha.”

Isto é o que ensinam para as crianças italianas no primeiro dia de escola. Especialmente no norte da Itália, onde o frio do inverno é sempre aquecido por este delicioso prato.

Regras e segredos para a melhor polenta

Provavelmente todo mundo sabe mais ou menos como fazer uma polenta, aquele processo simples: quando a água ferver é preciso adicionar a farinha da polenta aos poucos, ou como os italianos dizem “a pioggia“, mexendo sempre para não formar grumos.

Parece fácil mas vamos te dar algumas dicas para que a sua polenta, seja a melhor polenta:

– Se você quiser uma polenta mais dura utilize um 1 litro de água para cada 300 gramas de farinha, para uma polenta média use 250 gramas de farinha e para uma polenta quase líquida use 200 gramas de farinha.

– Use 12 gramas de sal para cada litro de água

– 500 gramas de polenta são suficientes para 4-6 pessoas

– O tempo mínimo de cozimento é de 45 minutos e quanto mais fica no fogão, melhor é. Se você estiver com pressa, já existem no comércio alguns tipos de polentas que ficam prontas em poucos minutos.

– Mantenha sempre a parte um pouco de água fervida incialmente para ser adicionada depois se a polenta estiver muito compacta.

– Quando você despejar a farinha, utilize um batedor para misturar no início e, somente em seguida, use uma colher de pau.

– A polenta vai estar cozida quando desgrudar facilmente da panela.

– A polenta acompanha tudo. Nós gostamos de usar a polenta amarela com molhos, a branca com peixes e a de trigo-sarraceno com diferentes queijos.

– Você já experimentou aquelas casquinhas que polenta deixa na panela? Se não, você não sabe o que está perdendo.

– Polenta é sem glúten, portanto, ideal para pessoas com doença celíaca.

Fonte: http://pecadodevinho.com/