Panela de barro: tradição na sua cozinha

Panela de barro: tradição na sua cozinha.

Pendurada na parede ou guardada em cima da geladeira, atuando quase como um enfeite, lembrança de alguma viagem – é esse a atual situação de muitas panelas de barro, nas cozinhas de muita gente. Se é esse o seu caso, conheça melhor esse tipo de utensílio, suas vantagens e características – e, quem sabe, não se arrisque a fazer um delicioso prato?
Cozinhas pré-históricas
As panelas de barro são um dos instrumentos de cozinha mais antigos, tendo sido utilizada por todos os povos, pelo menos em algum momento de sua história. No Brasil, têm grande fama as panelas de barro produzidas artesanalmente em Vitória, no Espírito Santo – apesar de a tradição de fabricação e venda já se encontrar espalhada em boa parte do país, principalmente na região Nordeste.
Tradicionalmente, as panelas de barro são usadas no preparo de alimentos com muito molho, como moquecas e ensopados, que ficam com o sabor realçado – isso acontece porque o barro absorve a água do preparo. Outra característica desse tipo de utensílio é a conservação da temperatura por maior tempo – apesar de demorar um pouco mais para esquentar.
E antes de ir para o fogão…
Se as informações empolgaram para que se aventurasse no primeiro prato preparado com uma panela de barro, uma dica valiosa: antes de usar pela primeira vez, untar com óleo de cozinha, levar ao forno e deixar lá até que o óleo seque por completo. Depois de esfriar, lave-a normalmente e está pronta para o uso!