Origem do Risoto

Existem poucos pratos tão apreciados ou versáteis como o risotto.

Basicamente o risotto é um prato feito com arroz, um bom caldo e geralmente inclui açafrão, parmesão e manteiga. Ele também pode ser combinado com muitos outros ingredientes como cogumelos, ervas e legumes. Além de ser versátil, ele é fácil de fazer, o que o tornou um prato apreciado em todo o mundo, desde a mais simples cozinha ou mais refinado restaurante.
Mas qual é a origem desse ícone italiano?
A história do risotto naturalmente está ligada à história do arroz na Itália. Nem todos concordam com a exata origem, mas é fato que o arroz foi primeiramente introduzido na Itália e Espanha através dos Árabes durante a Idade Média. A umidade do Mediterrâneo era ideal para a cultura de arroz que logo se tornou um sucesso de vendas em Gênova e Veneza. Sua popularidade se espalhou por toda a Itália primariamente entre os ricos já que na época seu preço era exorbitante. A qualidade do produto foi aos poucos sendo reconhecida e vários países começaram a importar o grão diferenciado, tornando-o seu preço mais acessível.
Foi em Milão que o arroz se encontrou com os ingredientes que fizeram dele a sensação. Milão ficou sob o reinado da Espanha por quase dois séculos, e o arroz se tornou um ingrediente padrão nas cozinhas. A cultura de cozimento lento dominava a região, sendo o Ossobuco um dos pratos favoritos da época.
Os princípios do cozimento lento foram então combinados com o arroz local, valorizando seu rico sabor e incluindo especiarias comuns da região (principalmente o açafrão). Assim nasceu o “Risotto ala Milanese”.
Até hoje o prato ainda é feito com os mesmos ingredientes básicos: arroz, caldo (geralmente de frango), cebolas, manteiga, vinho, parmesão e açafrão. Com o tempo outros elementos como lagosta, trufas, cogumelos, lula, aspargos, pato e abóbora foram sendo incorporados. A mistura ideal é uma questão mesmo de gosto.
Se você ainda não preparou um belo risoto, o inverno é a oportunidade perfeita. Nada melhor do que um prato que além de delicioso aquece a alma nos dias de frio.

 

 

 

Fonte: http://armazemdasespeciarias.com.br/