O que beber com cada tipo de massa?

O que beber com cada tipo de massa? Segundo os próprios italianos, não existe uma regra para harmonização de massas. Mas é claro que alguns detalhes podem ser levados em consideração para que a experiência seja muito mais prazerosa, harmônica e saborosa com comida e bebida se complementando em aromas e sensações e não competindo ou, muito pior se anulando.

Para entender, no geral, como os ingredientes de uma massa podem ter seus sabores harmonizados com bebidas, veja as dicas a seguir:

Qual bebida para cada massa? 

No geral, pratos com molhos à base de carne ou tomate são melhor acompanhados de vinhos tintos e os elaborados com queijos ou frutos do mar, com vinhos brancos. Os molhos mais comuns para o macarrão são os à base de tomate. Nesse caso, os vinhos para acompanhar pedem acidez pronunciada, os tintos leves e com boa acidez, como o Chianti, Merlot e rosés em geral.

No caso dos molhos com carne, como os do tipo madeira e também com funghi, os vinhos tintos um pouco mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, além da cerveja escura são boas opções. Já quando a massa acompanha molho com carne de porco, a variedade de cerveja ruiva causa uma combinação delicada e exótica.

Quando a pasta é feita em molhos brancos ou à base de queijo, costuma ser harmonizada com queijos brancos mais encorpados, como Chardonnay ou tintos delicados, como Pinot Noir, Beaujolais. Mas também contemplam uma cerveja pilsen, assim como as massas com frutos do mar.

Molhos de macarrão ’al mare’, com frutos do mar como peixes, camarão e lula também ficam bem acompanhados de cerveja Pilsen e rosés em geral. Já ‘al pesto’ merecem vinhos brancos leves e frescos, como os verdes e Sauvignon Blanc, Torrontés.

 

Fonte: www.vix.com