6 mitos e verdades sobre o café

6 mitos e verdades sobre o café: confira

Dentre as tantas vantagens do café, uma é clássica: ele ajuda a manter nossos olhos abertos quando o sono ou cansaço insiste em atormentar. Mas, tem gente que diz que, por ser estimulante, ele ajuda a perder peso. Os boêmios apostam que o café é um excelente “cura-ressaca”. Os mais velhos acreditam que a bebida facilita a digestão.

Mas, afinal, em meio a tantas crenças, o que é mito e o que é verdade?

Ajuda a perder peso 

Verdade. A cafeína é um potente inibidor de apetite. A cafeína também pode aumentar seu desempenho metabólico. O efeito é provavelmente pequeno, mas se você já bebe o seu café preto, é provável que queime mais calorias do que consome, o que significa que a dose tende a ajudá-la a perder peso. Experimente tirar a cafeína alguns dias da sua dieta, para entender algumas flutuações na escala.

Reduz a dor e facilita a malhação 

Verdade. Além da cafeína, existem vários componentes funcionais fitoquímicos no café, que podem, por exemplo, reduzir os processos inflamatórios corporais, agindo também como um antioxidante. O café proporciona redução da dor muscular, se tomado uma hora antes do exercício físico, o que pode aumentar seu desempenho.

Ainda de acordo com a nutricionista, a cafeína reduz sua percepção do nível de esforço, fazendo que você sinta a execução do exercício mais fácil do que é realmente. O cafezinho também é capaz de estimular a circulação sanguínea, melhorando a chegada de oxigênio nos tecidos, podendo também facilitar o seu desempenho físico.

Pode causar câncer 

Mito. O café é a fonte número um de antioxidantes na dieta do americano. Um recente estudo do American Journal of Epidemiology descobriu que beber três a cinco xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morrer de doença cardíacas em 21%.

É um potente cura-ressaca

Mito. A cafeína no café pode ajudar a aliviar a dor de cabeça, mas também contribui para a desidratação após o consumo de álcool.  Lembre-se, como o álcool pode destruir bactérias intestinais é importante consumir probióticos que ajudam a repor as bactérias do intestino um dia após a bebedeira.

Pode ser a causa da candidíase

Verdade. De acordo com a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, alguns alimentos comuns na nossa rotina podem ajudar a causar candidíase. “A infecção fúngica, que acomete muitas mulheres, pode ser causada pelo consumo regular de açúcar refinado, lactose, carboidratos refinados, chocolates, bolos, biscoitos, refrigerantes, pão branco, álcool, embutidos, cafeína e produtos industrializados”.

Desperta e aumenta a disposição logo cedo

Mito. Beber café logo que você acorda, como a primeira coisa no dia, pode provocar uma maior tolerância à cafeína, reduzindo seus efeitos a longo prazo. O momento ideal recomendado para beber café é entre 9h30 e 11h30, e entre 13h30 e 17h.

 

Fonte: www.vix.com