Milho é bom demais! Veja 6 benefícios desse poderoso cereal para a sua saúde

Bom é saber que esse maravilhoso alimento, tão presente na nossa culinária brasileira, além de saboroso, pode trazer excelentes benefícios para o nosso corpo.

Rico em fibras, o cereal é um ótimo aliado ao bom funcionamento do intestino, por exemplo, dentre outras atividades do organismo.

Com suas diversas variações de uso, o milho pode ser preparado ao natural , em cereais matinais, mingaus, bolos, tortas, canjicas, cuscuz, na tradicional pipoca, entre outras iguarias. Fonte de bons e importantes nutrientes, ele, além das fibras, também é rico em carboidratos, como explica a nutricionista Priscilla Goretti:

“O milho pode ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten. É rico em vitamina B1, magnésio, fósforo e potássio, além do ácido fólico (na forma de farinha) que é obrigatório o enriquecimento desse nutriente desde 2002. No milho podemos encontrar também quantidades significativas de substâncias antioxidantes como a zeaxantina e luteína (protegendo doenças degenerativas oculares)”, analisa a profissional.

Quais são os principais nutrientes do milho para a saúde?

– Presença dos antioxidantes (zeaxantina e luteína): Auxiliam na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata e degeneração macular, associados à idade.

– Fonte de energia: Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo.

– Rico em fibras: Ajudam na regulação do colesterol e do intestino, além disso, ajuda a prevenir a prisão de ventre. As fibras também são boas aliadas no controle do apetite, proporcionando saciedade na ingestão do cereal.

– Vitamina B1, magnésio e potássio: Auxiliam na condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, em tudo relacionado à essas funções, como exemplo a memória. Além disso, o potássio ajuda a evitar as câimbras e a fadiga muscular, beneficiando a saúde dos músculos.

– Ácido Fólico ou vitamina B6 : Evita a má formações congênitas, importante para a formação do tubo neural, previnindo a depressão e fortacelendo o sistema imunológico.

– Magnésio e fósforo: Dois minerais extremamente essenciais para a nossa saúde óssea e cardiovascular.