Qual é o melhor peixe para assar no forno?

Qual é o melhor peixe para assar no forno? Afinal, peixe assado no forno é uma das refeições mais simples e saudáveis de se fazer.

Confira as dicas:

Se o peixe couber inteiro na forma, não corte a cabeça. Além de conter carne, ela mantém a umidade da carne. Caso prefira removê-la, cubra a parte exposta do peixe com papel alumínio durante a primeira meia hora, se o peixe pesar mais de um quilo e meio.

Peixes magros devem assar em temperatura baixa, como 130º a 140ºC. Os mais carnudos podem ficar no forno a 180ºC, mas não deixe o assado passar do ponto para não ressecar demais.

Peixes bons para assar

Conheça abaixo os melhores peixes para fazer assado no forno.

Anchova: Pode ser assada, cozida ou ensopada.

Bacalhau: Além de frito e assado, o bacalhau pode ser cozido, ensopado ou grelhado.

Bagre: Comumente preparado frito e cozido, é uma ótima carne para ser assada e grelhada também.

Cação: De carne branca e firme com cartilagem, em postas, é possível fazer ensopados, grelhados, fritos e assados.

Carpa: Facilmente encontrada cozida, frita ou empanada, também fica uma delícia assada.

Cavala: Peixe tipicamente consumido grelhado ou assado.

Corvina: Também popularmente preparada grelhada, assada ou preparada no vapor.

Linguado: É o protagonista de pratos fritos, cozidos ou assados. É um peixe considerado magro, quase sem espinhas, de água salgada, carne branca e sabor delicado. Na hora de temperar, a dica é usar ingredientes leves, como vinho branco e ervas finas. Como tem formato achatado, é preciso controlar a temperatura do forno (entre 120º C e 130º C) para que a carne não resseque.

Namorado: De carne branca, quase sem espinhas, pode ser assado inteiro ou recheado. É encontrado em águas salgadas da região tropical e sua carne absorve bem os temperos da marinada. Para assar, recheie o peixe com farofa ou mesmo com um maço de ervas.

Pescada: Tem baixo valor calórico e de gordura, por isso é ideal para dietas. Pode ser preparada assada, grelhada ou frita. Para assá-la, aposte no recheio: fatias de limão siciliano, dente de alho, sal e pimenta branca.

Pintado: De carne rosada e pouca espinha, pode ser assado, grelhado ou ensopado.

Robalo: De carne branca e firme, é perfeito para ser assado na grelha ou no forno. Muito apreciado, também, em moquecas.

Salmão: Pode ser grelhado, defumado ou assado no forno, com ervas, batatas e alcaparras.

Tainha: Pode ser frita, grelhada ou assada, de forma bem portuguesa, com azeitonas pretas, pimentão, cebolas, azeite e até batatas. Como as características são semelhantes às da anchova, os mesmos preparos podem ser feitos em ambas.

Tilápia: Outra carne propícia para ser frita, cozida, grelhada ou assada, só que dessa vez, de água doce.

 

Fonte: www.vix.com