Manga controla a pressão dentre seus grandes benefícios

Relatos dão conta de que, certa vez, Buda e seus seguidores se puseram a meditar em um pomar repleto de mangueiras. Daí o fruto ter ficado associado a paz e felicidade.

Mas a manga também está relacionada com o alívio, especialmente para aqueles que sofrem com a constipação intestinal, encrenca que atrapalha a vida de 26% da população. Nesse caso, quem conta a história é a ciência.

Em uma das pesquisas mais recentes, uma equipe da Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, recrutou pessoas que penavam com o problema para testar os efeitos do alimento. A experiência mostrou que o consumo de 300 gramas da fruta por dia, ou uma unidade média, ajudava a combater a prisão de ventre.

Além de ela aumentar as visitas da turma ao banheiro, exames revelaram mais efeitos bem-vindos ao intestino. Foi constatada uma ação anti-inflamatória, por exemplo. Aliás, esse potencial aparece em outros estudos desse grupo americano, inclusive com resultados expressivos em indivíduos com a doença de Crohn, distúrbio marcado por inflamações no trato gastrointestinal.

Para o nutrólogo Edson Credidio, doutor em ciências dos alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entretanto, ainda faltam dados a respeito. “São necessários estudos maiores para conhecer em detalhes esse impacto sobre a inflamação”, pondera.

Os benefícios da manga se devem à presença de vitamina A, antioxidantes, fibras e enzimas nesta fruta. A manga tem cerca de 52 calorias por cada 100 gramas, e uma manga média pesa entre 300 e 500 gramas. Por isso, este não é a fruta ideal para quem está tentando emagrecer, especialmente se for ingerida muito frequentemente.

A manga pode ser consumida em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos, mas também não é a fruta mais indicada para diabéticos por ser muito doce.

​Os benefícios da manga incluem:

  1. Combater a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão;
  2. Ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias;
  3. Proteger as células e prevenir o câncer porque é rica em antioxidantes;
  4. Melhorar a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora;
  5. Fortalecer o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante;

Apesar de todos os benefícios, a manga deve ser evitada por diabéticos, ou quando se toma medicamentos anticoagulantes.

Informação nutricional da manga

Componentes Quantidade por 100 g
Energia 52 calorias
Água 83,5 g
Proteínas 0,5 g
Gorduras 0,3 g
Carboidratos 11,7 g
Fibras 2,9 g
Vitamina A 300 mcg
Caroteno 1800 mg
Potássio 115 mg

A época da manga é de outubro à janeiro, onde pode-se encontrar esta fruta em praticamente todas as feiras livres e nos supermercados, mas nos outros meses do ano pode-se consumir a polpa da manga congelada industrializada porque ela possui os mesmo benefícios.

 

 

Fonte: www.tuasaude.com / saude.abril.com.br