Ingerir líquidos é ainda mais importante no verão

O verão é época de intenso calor e por isso as pessoas tendem a suar mais do que em outras estações.

Com o aumento da temperatura, o risco de desidratação aumenta, já que as perdas de líquidos são mais intensas, assim é fundamental que eles sejam ingeridos com maior regularidade.

Se houver pratica de atividade física, comum no período de férias, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar as funções cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser ainda mais frequente.

Os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica.

O que muitos não sabem é que os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido.

Aquela sensação de estômago “vazio” pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

Mesmo que os líquidos sejam aliados contra o emagrecimento, não devemos ingeri-los durante as refeições. Quando fazemos isso, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência. A água ajuda ainda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação de metabólitos tóxicos do organismo. Isso se reflete em uma pele mais bonita e no melhor funcionamento do intestino.

Veja agora alguns líquidos bem conhecidos, que podem ajudar você a ficar hidratado no verão.

Água

A água é um líquido insípido, inodoro e incolor, não possui calorias e é fonte de minerais. O consumo de água deve ocorrer durante todo o dia, uma boa dica é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão.

Chás

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo. Entre as infusões mais apreciadas podemos destacar: camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã, menta e maracujá. Para auxiliar no emagrecimento os mais usados são aqueles preparados a partir da Camelia sinensis, como os chás verde e branco, que atuam aceleram o metabolismo. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.

 

Fonte: www.minhavida.com.br