Incríveis benefícios do arroz para a saúde

Os benefícios do arroz incluem sua habilidade de fornecer energia de forma rápida, regular e melhorar os movimentos do intestino, estabilizar os níveis de açúcar no sangue e retardar o processo de envelhecimento, enquanto é também uma fonte essencial de Vitamina B1 para o corpo humano.

Outros benefícios incluem a habilidade de estimular a saúde da pele, melhorar o metabolismo, ajudar na digestão, reduzir a pressão sanguínea, ajudar na perda de peso, impulsionar o sistema imunológico e garantir proteção contra desinteria, câncer e doenças do coração. O arroz é um alimento essencial na culinária de muitas culturas ao redor do mundo, além de ser um importante cereal que alimenta mais da metade da população do planeta.

Os vários benefícios podem ser encontrados em mais de 40mil variedades desse cereal que se faz disponível em todo o mundo. As duas principais categorias são: arroz integral e branco. O grão integral não é muito processado, logo, possui alto valor nutricional ao passo que o branco é processado de modo que o farelo ou o revestimento externo seja removido, deixando-o com menos nutrientes.

O arroz também pode ser definido pelo tamanho de cada grão. As culinárias chinesa e indiana são especializadas em grãos longos de arroz, enquanto que, países ocidentais preferem grãos médios ou pequenos.

Benefícios do arroz para a saúde

   Abaixo listaremos alguns dos benefícios do arroz:
  1. Ótima fonte de energia: já que o arroz é abundante em carboidratos, ele age como combustível para o corpo e ajuda no normal funcionamento do cérebro. Carboidratos são essenciais, pois são metabolizados pelo corpo e convertidos em energia funcional. As vitaminas, minerais e vários componentes orgânicos melhoram a função e atividade metabólica de todos os órgãos do corpo, o que depois aumenta os níveis de energia.
  1. Livre de colesterol: comer arroz é extremamente benéfico para a saúde, simplesmente porque não contém fatos prejudiciais, colesterol ou sódio. O grão forma parte integral para uma dieta balanceada. Qualquer alimento que possa fornecer nutrientes sem ter impactos negativos à saúde é um bonus! Baixos níveis de gordura, colesterol e sódio ajudam a reduzir a obesidade e as condições de vida associadas ao sobrepeso. É um dos alimentos comestíveis mais utilizados no mundo, pois pode manter as pessoas saudáveis e vivas, mesmo que em pequenas quantidades.
  1. Administração da pressão sanguínea: suas baixas taxas de sódio o fazem ser considerado um dos melhores a ser consumidos por aqueles que sofrem de pressão alta e hipertensão. O sódio também pode fazer com que veias e artérias se comprimam, aumentando o estresse e a tensão do sistema cardiovascular enquanto a pressão do sangue aumenta. Isso também é associado às condições como Aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. Evitar o excesso de sódio é sempre uma boa ideia.
  1. Prevenção do câncer: grãos integrais como o arroz integral são ricos em fibras insolúveis que tem capacidade de proteger contra vários tipos de câncer. Muitos cientistas e pesquisadores acreditam que essa fibra é vital para a proteção do corpo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerígenas. Fibras são especialmente benéficas no que se refere à prevenção de câncer colorretal e de intestino. Contudo, além das fibras, o arroz também contém antioxidantes naturais como as Vitaminas C e A, componentes fenólicos e flavonoides, que agem como estimulantes para os antioxidantes combaterem os radicais livres. Radicais livres são subprodutos do metabolismo celular que podem causar sérios danos ao organismo e causar mutações em células saudáveis.
  1. Saúde da pele: médicos especialistas afirma que pó de arroz pode ser aplicado topicamente para curar certos tipos de enfermidades da derme. No subcontinente indiano, a água de arroz é muito receitada para combater inflamações na superfície da pele. Os compostos fenólicos que são encontrados no grão, particularmente no branco ou selvagem, possuem propriedades anti-inflamatórias, fazendo com que também sejam boas para tratar irritações e vermelhidão. Quer consumido ou aplicado topicamente, substâncias derivadas do arroz tendem a aliviar muitas condições de pele. A capacidade antioxidante também ajuda a retardar o aparecimento de rugas e outros sinais prematuros de envelhecimento que podem afetar a pele.
  1. Doença de Alzheimer: é dito que o arroz integral contém altos níveis de nutrientes que estimulam a atividade e o crescimento de neurotransmissores, consequentemente, ajudando a prevenir o Alzheimer. Foi mostrado que várias espécies de arroz selvagem estimulam as enzimas neuroprotetoras do cérebro, o que inibe o efeito de radicais livres e outras toxina poderosas que podem causar demência e doença de Alzheimer.

 

Fonte: www.vivernatural.com.br