Flores de cada estação

Pense pelo lado positivo: organizar o casamento dá trabalho, mas a gente aprende um monte de coisas!

Uma delas é sobre flores… qual a flor da época do seu casamento, quais as mais caras, as mais baratas, as mais resistentes? Não é obrigação de cada uma entender tudo isso, afinal para isso existem os floristas e decoradores! Mas saber um básico te ajuda até a decidir qual o melhor mês para casar caso você faça questão de ter uma flor específica ou definir junto com a decoradora o que esperar dos arranjos florais. Lembrando que escolher flores de época é sempre a decisão mais sustentável e econômica.

Vale dizer também que algumas flores são encontradas o ano inteiro: Gérbera, alstroemeria, flores tropicais, lírio, antúrio, cravo, lisianto, orquídeas e crisântemo, por exemplo. Mas o preço pode variar ao longo do ano dependendo de maior ou menor oferta.

Outono – 20 de Março a 20 de Junho

Angélicas, boca de leão, urucum, jartrofa, ligustro, orquídeas como cymbidium e catleya, gardênia, protea, dedinho, margarida.

Dicas Especiais:
Para dar um ar outonal nos arranjos, as sementes ou flores secas são bem-vindos, inclusive as suculentas. Atenção ao algodão, as pinhas e algumas sementes como urucum, ligustro maduro(roxo) e aroeira que dá um tom amadeirado e sofisticado ao arranjo“, sugere a decoradora Tais Puntel.

A Suzana Ceridono da Bothanica Paulista lembra: “Maio e Junho são os meses de flores mais caras do ano devido ao dia das mães, dia dos namorados e começo do inverno! Se quiser um casamento com muitas flores com preço razoável, melhor pensar em outra época do ano para casar!“.

Inverno – 21 de Junho a 21 de Setembro

Tulipas, saboneteira, umê, sementes de nandina, flor de lótus, flor de alcachofra, flor de cerejeira, orquídea chuva de ouro, boca de leão, pessegueiro, delphino, lupino, azaleias, amor perfeito.

Dicas Especiais:

A Bothanica Paulista dá a dica de abusar de folhagens e plantados. A boa notícia é que em meados de Agosto as flores da Primavera já começam a aparecer no mercado!

Flores são muito evidenciadas quando misturamos nos arranjos, sementes. Muitas vezes as sementes fazem o verde do arranjo, sem que precisemos de folhagens. Dá movimento e textura, deixando o arranjo exclusivo e interessante a composição“, complementa a Tais Puntel.

Primavera – 22 de Setembro a 20 de Dezembro

Callas, gérbera, rosas, gypsos, alstromélias, cravos, lisiantos, ligustro, santa bárbara, gloriosa, narciso, fresia, ranúnculo, boca de leão, ervilha de cheiro.

Dicas Especiais:

A dica é geral, aproveite a melhor estação do ano no quesito flores! A Tais Puntel complementa com uma dica: “Muitas espécies de flores são encontradas o ano todo, mas o preço pode variar bastante em cada estação. É o caso por exemplo das rosas e lisiantos.

Verão – 21 de Dezembro a 19 de Março

Lisiantos, camélias, agapantos, alecrim, asclépsia, brassaia, santa bárbara, alstromélias, rosas, cravos, lírios, angélicas, boca de leão, gérberas, copo de leite, curcuma, orquídea Phalaenopsis, flores do campo e dálias.

Dicas Especiais:

“Cuidado com flores delicadas em locais com temperatura acima de 30graus”, lembra a Bothanica Paulista. Elas me ensinaram também que hortênsias são flores que florescem no final da primavera e verão, esta é a época delas! Porém, é uma flor de regiões frias. Especialmente em festas e ambientes quentes, é uma flor que não dura muito, ela murcha muito rápido.

Como é uma época mais quente, os aromas de algumas flores costumam enjoar, principalmente se ficam em ambientes fechados. Os lírios, por exemplo, antes de manusear, retirar o pólen para não manchar nem as próprias pétalas, nem as roupas“, dá a dica a Tais Puntel.

 

 

Fonte: http://vestidadenoiva.com/