Festa no Caminho do Vinho celebra os 15 anos do principal ponto turístico de SJP

Um dos destinos turísticos mais conhecidos de São José dos Pinhais comemorou aniversário esta semana. Fundando em 1999 o Caminho do Vinho celebra em 2014, 15 anos de história, tradições e bons negócios.

Em uma noite de festa e homenagens, realizada no Vanille Café Colonial, o prefeito Luiz Carlos Setim e o deputado federal Leopoldo Meyer foram os convidados de honra da Associação Caminho do Vinho (ACAVIM) e receberam das mãos de sua Presidente, os títulos de Sócios Beneméritos da ACAVIM.

Ao receber o título, o prefeito Setim disse que sempre acreditou que o projeto do Caminho do Vinho seria vitorioso. “Eu me sinto muito honrado em receber este título, principalmente porque para mim, observar o êxito que hoje tem o Caminho do Vinho, não é nenhuma surpresa. Lá atrás quando foi dado início a este projeto, junto com a comunidade aqui da Colônia Mergulhão, nós já sabíamos que pela característica do povo trabalhador que mora e tira dessa terra o sustento de suas famílias, o resultado não poderia ser nada além do sucesso”.

03

Em 1998, com a identificação do potencial turístico da região localizada na Colônia Mergulhão, surgiu um projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. Já no ano de 1999, ainda na primeira gestão do prefeito Setim, tiveram início as reuniões com a Comunidade para a apresentação do projeto e definição de um nome para o roteiro. Foi assim que surgiu o “Caminho do Vinho”.

Hoje o programa, instituído pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e pela Associação Caminho do Vinho (ACAVIM), abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas e a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas.

Em seu discurso na comemoração dos 15 anos do Caminho do Vinho, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, falou sobre a importância do roteiro para o município e garantiu que irá trabalhar para que a exposição do trabalho realizado aqui seja ampliada. “Hoje o nome do Caminho do Vinho já é conhecido em Curitiba e toda Região Metropolitana e nós queremos ampliar essa divulgação ainda mais. Por isso, colocamos nossa Secretaria a disposição dos produtores e da ACAVIM, para prestarmos qualquer tipo de suporte que seja necessário para consolidarmos este ponto turístico com um dos maiores do Paraná”.

Também falando sobre a intenção de expansão dos negócios, a Presidente da Associação Caminho do Vinho, Rosana Juliatto Pissaia, disse em seu discurso que mesmo com o constante crescimento, é importante que os associados do Caminho do Vinho mantenham suas tradições. “Um dos nossos maiores objetivos como Associação é garantir que os nossos comerciantes possam crescer e ampliar os seus negócios sempre preservando o patrimônio histórico, cultural e artístico da região”.

Atualmente a rota de turismo do Caminho do Vinho possui 44 propriedades rurais envolvidas e a qualidade dos produtos comercializados como vinho, suco, graspa, licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transforma a região em um ponto turístico diferenciado.

02

A noite de festa também contou com a entrega de Certificados de Agradecimento a diversos comerciantes do Caminho do Vinho, apresentações culturais do grupo folclórico Cuore D’Itália, lançamento do selo “Caminho do Vinho 15 anos” e também lançamento oficial do site: www.caminhodovinho.tur.br

Acompanhando o prefeito Setim e o deputado Leopoldo Meyer, estavam presentes também a Secretária Municipal de Educação Neide Setim, a Secretária Municipal de Habitação, Rita Meyer, o vice-prefeito, Toninho da Farmácia, o Secretário Municipal de Cultura, Amarildo Rosa, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Thiago Buhrer e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Louir Berti.
Mais fotos – http://www.sjp.pr.gov.br/festa-caminho-vinho-comemora-os-15-anos-maior-ponto-turistico-de-sjp/

(Fotos: Roberto Dziura Jr/PMSJP)