Como escolher vinho para presente? Dicas para acertar na escolha

Como escolher vinho para presente? Dicas para acertar na escolha!

Presentear alguém querido ou com quem tenha uma relação de estima e formalidade com uma garrafa de vinho é ótima opção. Se for do Caminho do Vinho, melhor ainda!

Porém, alguns cuidados podem ser tomados para fazer a melhor opção de escolha para satisfazer o gosto do presenteado. Tenha em mente em que época do ano a bebida pode ser aberta e qual sua intenção, se quer impressionar, quanto quer gastar e etc. Para ajudá-lo, siga os conselhos abaixo:

1. Estilo do presenteado
É claro que se você já tem alguma dica a respeito das preferências do presenteado: ter uma região de vinhedo no mundo de maior interesse, variedade de uva que mais gosta, ou um hábito como fumar charutos, degustar queijos ou doces.

2. O quanto quer impressionar?
Você pode escolher um vinho que impacte por sua escala de importância na categoria, pelo preço, safra especial, nota de sabores. Ou por ser, ao mesmo tempo, de um local inusitado, como uma região recentemente descoberta como produtora de vinho, como a diversidade de opções de vinhos brasileiros muito bem premiados no exterior não mais como simples bebidas de mesa e, sim, de safras especiais.

3. Gosto gastronômico
Se você conhece o prato predileto ou a culinária preferida de seu presenteado, por exemplo, se ele prefere a italiana, portuguesa, grega ou espanhola, você pode escolher um vinho que harmonize mais perfeitamente com esse gosto específico.

4. Variedade de tempo
O fator diferença de safra é o que torna a brincadeira de beber vinho e armazená-los como joias tão especial. Você pode escolher presentear com um vinho razoável, de uma safra que seja relevante para aquela pessoa. O ano em que se conheceram, que se formaram, em que os filhos nasceram, algo que seja especial comemorar.

 

Fonte: www.vix.com