É época de morango!

Agosto, setembro e outubro são os meses em que o morango é abundante.

É a safra da fruta, que além de deliciosa, é nutritiva e vai bem em diversas preparações.

Por volta da década de 1960 se iniciou o plantio de morango aqui no Brasil e desde então a produção desta fruta cresce cada vez mais, pois é grande a demanda.

 Como estamos na época de colheita, vamos mostrar para você, as propriedades nutricionais do morango, comentar sobre a presença dos agrotóxicos e como proceder na hora da compra e armazenamento entre outras dicas e sugestões.

Propriedades nutricionais

O morango fornece poucas calorias, 5 morangos (de tamanho médio) fornecem 24 kcal. Quanto às vitaminas, podemos encontrar a vitamina C, que ajuda na cicatrização, atua contra infecções, colabora com absorção de ferro no organismo, entre outras funções.

O potássio também está presente no morango, mineral que exerce papel na atividade dos músculos, atua na transmissão nervosa, na tonicidade muscular, na função renal e na contração da musculatura cardíaca.

Além da vitamina C e do potássio, podemos destacar que na composição do morango encontramos niacina, ferro e fibras.

 

Compra e armazenamento

Na hora da compra, verifique o estado dos morangos, eles devem estar vermelhos, talos bem verdes, sem manchas ou partes amolecidas. Recomenda-se não guardar os morangos por muito tempo (no máximo três dias). Devem ser conservados na geladeira, sem ser lavados, pois a água favorece o apodrecimento. Procure não guardar os morangos cortados, pois elimina nutrientes, guarde-os sempre inteiros.

Por tratar-se de um fruto rasteiro torna-se necessário uma higienização adequada. Devem ser limpos em água corrente e depois devem ser deixados de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio por 30 minutos. O morango é uma fruta muito delicada, por isso deve ser manipulada o mínimo possível.

Preparações com o Morango

Inúmeras preparações podem ser realizadas com o morango. A combinação morango com chantilly por exemplo é uma excelente ideia, porém, 1 taça de morango com chantilly pode fornecer aproximadamente 210 kcal; por isso, cuidado com os excessos. Além desta combinação, o morango é utilizado para o recheio de bolos, tortas, biscoitos, geleias, mousses, enfim, basta ter criatividade que qualquer preparação vai ficar saborosa com esta frutinha.

Não esqueça o segredinho de sempre: consuma com moderação.

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/