Dicas para reutilizar as garrafas de vinho na decoração

Nada como uma noite cheia de comida boa regada a vinho com os amigos. Porém, ao fim do encontro, é preciso colocar a casa em ordem, lavar a louça, ajeitar os móveis, separar o lixo, entre outras atividades.

E as garrafas vazias que restaram, devem ser jogadas fora? Para ajudar a diminuir a quantidade de embalagens descartadas e ainda dar um up na sua casa, separamos algumas dicas nossas  para reutilizar o objeto na decoração. Mãos à obra!

LUGAR MARCADO As garrafas ajudam na marcação das mesas, facilitando a vida dos convidados. Escolha um papel de cor/estampa que combine com a sua decoração e substitua o rótulo pelos números, que também podem ser feitos manualmente com tinta ou caneta. Aproveite a oportunidade para deixar um recadinho personalizado para cada família ou grupo de amigos.

QUINTAL ENFEITADO Para dar vida ao jardim, coloque flores nas garrafas e amarre-as em bambus fincados na grama. Para deixar ainda mais bonito, caso a comemoração seja durante a noite, disponha o arranjo em lugares com boa iluminação ou enrole luzinhas no bambu. Não esqueça da água para que o arranjo fique bonito e vivo por mais tempo.

VASO DE FLOR Transforme as garrafas em vasos e varie nas flores. Se preferir, mantenha os rótulos para não esquecer os vinhos que já saboreou e deixe um clima ainda mais descontraído e informal. Os arranjos podem ficar espalhados pela casa ou agrupados em alguma mureta ou cantinho especial, como na foto.

PORTA PALITO A parte mais fina da garrafa pode ser reaproveitada como um porta palito de dente. Para fazer o mimo, amarre um barbante no local no qual pretende fazer o corte e dê um nó. Retire-o e mergulhe no álcool ou na acetona. Depois, coloque o fio de volta na garrafa e ponha fogo nele. Espere a chama apagar e transfira a garrafa para um recipiente com água. As partes vão se soltar e, depois disso, você só precisa lixar as rebarbas para evitar acidentes. Feche a parte de baixo do porta palito com um pedaço de rolha, uma tampa ou outro objeto que preferir.

PARA ATRAIR AS AVES Os que gostam de ouvir o canto dos pássaros e alimentá-los podem transformar a garrafa em um comedouro que com certeza os atrairá. Encha o recipiente com o que for oferecer para as aves comerem e encaixe-o de ponta cabeça em um suporte de madeira. Decore de acordo com seu gosto e de uma maneira que fique bem no seu quintal.

JARDIM DENTRO DE CASA Garrafas também podem acomodar minijardins. O arranjo pode ser feito em casa. Para isso, corte as garrafas ou leve-as até um vidraceiro para que ele faça o serviço. Depois, basta acomodar terra ou areia, algumas plantinhas e até pedras. Se achar necessário, coloque um suporte para deixá-lo mais firme.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com