Existe um dia correto para montar a árvore de Natal?

Você também tem a sensação de que o Natal está chegando cada vez mais cedo? Os shoppings, na ânsia de conquistar os clientes, acabam lançando suas decorações natalinas ainda em outubro! Sem contar quando você encontra lojas vendendo enfeites e guirlandas já em setembro…

A árvore de Natal é um dos mais tradicionais símbolos cristãos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo. De acordo com a Igreja Católica, ela representa a vida, já que, durante o inverno do Hemisfério Norte, época em que ocorre o Natal por lá, o pinheiro é única árvore que não perde suas folhas.

Mas você sabia que existe um dia certo para você montar a árvore de Natal? Conforme toda tradição, ela possui uma série de significados. A montagem do pinheirinho deve ser iniciada apenas no primeiro domingo do Tempo do Advento, que ocorre quatro domingos antes do Natal em si. Ou seja, em 2016 essa data será em 27 de novembro!

 

E quando devemos desmontar? 

Essa data todo mundo sabe, não é mesmo? É em 6 de janeiro, também conhecido como o Dia de Reis. Mas você sabe o que isso simboliza? Trata-se da data em que os Três Reis Magos, Melchior, Baltasar e Gaspar, chegaram a Belém e conheceram o menino Jesus.

Para a Igreja Católica, é nesse dia que se encerram as expectativas para o Natal, ou seja, para o nascimento de Jesus Cristo. A partir daí, os Reis Magos se encarregaram de levar a novidade a todos os povos do mundo e a igreja começa um novo ciclo litúrgico.

Convenhamos que passar o ano todo na expectativa de decorar a casa com a árvore de Natal e poder tê-la completa por apenas 10 a 15 dias é muito pouco, não acham? Então sinta-se livre para desmontá-la apenas em junho, se você preferir – o importante mesmo é celebrar a data como um período de reflexão, não de consumismo.

Fonte: www.megacurioso.com.br