Descubra como surgiu o pudim


O prato de hoje é de dar água na boca e muito prático de preparar: conheça a origem do pudim!

Sem dúvidas uma das sobremesas mais apreciadas no Brasil por ser um doce muito fácil e rápido de se fazer, pois pode ser preparado em banho-maria.

Você sabia que mundo afora o pudim denomina também dois tipos de alimentos? Hoje nós aprenderemos sobre as variações geográficas no preparo além de, é claro, apreciar uma deliciosa receita no final! E aí? Está pronto para mergulhar de cabeça nessa sobremesa?

Pudim (Salgado): Encontrado na forma de massa sólida, geralmente unido por um ingrediente em comum: farinha de trigo. Um exemplo famoso é o Pudim de Yorkshire.

As demais receitas podem variar, como a versão de pão que leva ovos. Nos séculos XVIII e XIX tinha gordura como base, as versões cozidas eram utilizadas como ração diária para os membros da marinha real inglesa.

Parecidos com o que conhecemos como suflê, os salgados podem ser encontrados cozidos, assados ou até mesmo fervidos. Apresentados como prato principal de uma refeição ou a sobremesa. Alguns lembram bolos, porém são um pouco mais úmidos, servidos em tigelas, acompanhados de manjares ou sorvetes. Na Austrália, há o pudim de arroz e pudim de natal, e em tais casos a palavra é quase sempre qualificada com um adjetivo.

Curiosidade: Na Grã-Bretanha e em alguns países da commonwealthpudding significa apenas sobremesa.

Pudim (Doce): Tendo como ingrediente principal o açúcar, não leva gordura. Para substituir a estrutura gelificante são utilizados amido de milho, gelatina, ovos, tapioca ou outras féculas. Podem exigir algum cozimento ou serem prontos para consumo. Alimentos relacionados a pudins incluem sobremesas de gelatina e as geleias, como as de mocotó.

As receitas evoluíram com  o passar do tempo, até que chegassem a receita popularmente conhecida no Brasil: O pudim de leite condensado.

Originada em Portugal, a história conta que a sobremesa foi inventada por um abade português, cargo superior dos monges de uma abadia. Ele não divulgava a receita, mas como o quitute acabou se tornando um grande sucesso diversos confeiteiros tentaram copiar.

Fonte: https://blog.panelamix.com.br/