Decoração de Casamento ao Ar Livre: de dia e a noite

Decoração de Casamento ao Ar Livre: de dia e a noite.

Casar na igreja é lindo mesmo e é difícil abrir mão de um ritual tão antigo e tão tradicional. Muitos pais e mães sonham em ver sua filha entrando na igreja. E se for na mesma igreja que os pais casaram, é algo mais difícil ainda de abrir mão. Mas aproveitar a natureza rende belas fotos e sua festa será diferente e muito especial. Se há um local e um espaço para fazer um casamento ao ar livre, por que não? Este é um estilo bacana, mais moderno e muito, muito elegante. Não é preciso abrir mão de nenhum item de glamour para a sua decoração de casamento ao ar livre, apenas adaptar.

Há três opções ao elaborar um casamento ao ar livre: só cerimonia, só festa ou os dois. Em caso de cerimônia, os convidados devem ser avisados que vão ser direcionados para ir a outro local e podem precisar de táxi ou ir com seu próprio veículo. É importante o salão de festas ser próximo e com local para estacionamento. Por melhor conveniência, é indicado fazer os dois eventos juntos, mas depende da possibilidade. No caso de uma praia, é preciso montar uma grande estrutura e pegar uma licença para os dois eventos. Os custos podem sair mais altos.

Um dos cuidados essenciais para uma festa de casamento ao ar livre é quanto ao clima. As melhores estações são de primavera e verão, e ainda assim o verão é a mais indicada para evitar chuvas. Uma olhadinha no clima e a montagem de uma tenta devem proteger os convidados para chuvas eventuais e do calor intenso em dias mais quentes. E para os dias quentes, nada melhor do que contar que com a ventilação natural, não é mesmo?

Algumas propostas podem se encaixar em seu projeto mental do Dia de Casamento perfeito, como:

  • Com cerimônia ao lar livre – tudo o que você precisa para casar ao ar livre é de cadeiras para os convidados, um tapete e um altar pequeno ou nem precisa de altar, pois os convidados estarão sentados e você vai estar no nível abaixo e podem ver tudo muito bem. Não crie um espaço longo e não se esqueça do vento, por isso vale a pena informar aos convidados como será sua cerimonia para eles capricharem em um cabelo de acordo.
  • Com tenta decorada – colocar uma tenda por colocar também pode, com foco na decoração das mesas dos convidados e de doces. Mas decorar o teto da tenda é especial e acrescenta vivacidade ao branco, cor comum de uma tenda para casamento em área externa e demais eventos do tipo. Cores de contraste são a melhor pedida porque destacam muito mais com o branco. Tendas escuras existem e cobrir o teto todo também é possível, mas escurece o ambiente. Se o casamento for feito em fim de tarde, não vai ficar bacana. Melhor usar apenas detalhes e cores alternadas.
  • Rústica – se for um casamento em casa de campo, em jardim ou sítio, aproveitar elementos rústicos para compor a decoração é uma boa proposta e torna o trabalho de decorar simples e barato também. Na foto abaixo, fardos foram usados para montar espaços de relaxamento para os convidados. O verde da área externa foi usada na composição também e é uma boa dica para quem tem gramado na área externa.
  • Com vasos de vidro e flores – por que não usar itens reciclados e montar uma decoração ecologicamente correta? Vidros reaproveitados geram lindos vasos transparentes que podem ser coloridos ou não. Usar o frasco original também é bacana e bem criativo. Outros objetos de uso reciclado e aproveitando o natural do ambiente externo podem ser usados, como garrafas pets, latinhas e embalagens de geleia e outros objetos. Reaproveitar torna a decoração mais barata e simplista também. E casamento simples anda na moda e convida com alguns temas.
  • Com um gazebo – construir um é bem caro, mas usar em uma área especial é bacana e criativo. E tem algo mais romântico que casamento embaixo de um gazebo? Ele pode ser seu altar e decorado com tule, filas, TNT, flores, dentre outros elementos.
  • Com bandeiras coloridas – bandeiras são festivas e até mesmo os modelos de São João valem se for uma festa nesta época do ano e temática. Os modelos da foto abaixo são feitos de tecido de renda em diversas cores, com desenhos grafistas diversos que acrescentam cor e sofisticação ao espaço. São um contraste muito bacana com o clássico vestido branco.

Um ponto importante é pensar na iluminação se seu casamento for à noite. Tem luz no espaço ou você vai criar? O local precisa ser visível e facilmente transitável, mesmo com um projeto intimista buscando o romantismo. Os convidados precisam se ver por um mínimo de conforto, e luz baixa causa dores de cabeça por forçar a visão para enxergar o traço das pessoas com quem se conversa. As fotos também não ficam bacanas com luzes mais fortes, mesmo que não sejam tão intensas. Se não saber fazer, contratar um decorador é uma boa pedida.

Mas casamentos à noite e usando a lua como luz principal são convidativos e promovem o cenário perfeito, não é mesmo? É lindo e elegante mesmo com detalhes simples e discretos. Algumas ideias bacanas são:

  • Casamento à beira mar – neste caso, a iluminação não é um grande problema porque a luz da luz vem naturalmente e sem interferência e reflete no mar, por isso o espaço fica claro mesmo com luz amarela. O tom amarelado das luzes da imagem abaixo é uma combinação com o branco das meses e o cenário praieira, para não interferir muito na natureza e manter tudo o mais natural possível.
  • Em tenda – luz amarela combina com decoração mais fechada e intimista. O destaque do projeto abaixo foi o uso de arranjos iluminados, por isso vale usar apenas luzes amarelas como em um pequeno céu estrelado. As luzes dos arranjos compensam a falta de luz.
  • Árvore de luzes – use elementos naturais para compor o espaço e combinar com sua iluminação. Por que montar uma tenda quando o cenário é tão bonito? Uses galhos de árvores como teto para pendurar as plantas e aproveite tudo o que tiver de natural como poder para compor o ambiente ao seu redor, usando a natureza como acessório.
  • Com iluminação colorida – usar a luz para criar efeitos no espaço é outra forma diferenciada de montar uma decoração sem mexer nas paredes. Paredes brancas de uma faxada de casa ou casa de festas podem ficar da cor que você quiser. O rosa é romântico e uma boa proposta, mas todas as cores podem ser usadas e até uma mescla dela em luzes rotativas.

Fonte: https://meucasamento.org/