Por que crianças e jovens não podem pular o café da manhã?

Por que crianças e jovens não podem pular o café da manhã e como incentivá-los a comer?

A importância de um bom café da manhã equilibrado é conhecida pela maioria das pessoas que procura levar uma vida saudável, se proteger de doenças e até mesmo evitar o sobrepeso. Comer bem logo cedo traz benefícios para o corpo e para a mente e, para crianças e jovens em fase de crescimento, a refeição se torna ainda mais essencial.

Em um artigo publicado no jornal “The Washington Post”, a especialista em nutrição infantil Casey Seidenberg explicou porquê o café da manhã não pode ser ignorado e ainda deu dicas de como os pais podem incentivar o hábito entre os filhos mais jovens em desenvolvimento.

Ajuda na memória 

Casey afirma que resultados de testes com crianças que não tomam café da manhã são geralmente mais baixos do que aquelas que comem uma refeição bem equilibrada logo cedo. Quem não dispensa o café da manhã apresenta melhor desempenho acadêmico, maior concentração e redução de hiperatividade no ambiente escolar.

Crianças e adolescentes crescem muito rápido em determinados períodos da vida e tanto o cérebro quanto o corpo são construídos a partir dos alimentos consumidos. Pesquisas indicam que crianças que não comem café da manhã têm maior tendência a ingerir comidas pouco saudáveis ao longo do dia, enquanto as que realizam a refeição normalmente incluem mais vegetais, frutas e outras boas opções nos pratos.

Segundo a especialista, quatro em cada cinco crianças não recebem quantidades suficientes de vitaminas e minerais somente com almoço e jantar, por isso precisam de nutrientes de um café da manhã nutritivo para crescer adequadamente.

Previne doenças em crianças 

Crianças e jovens normalmente não se preocupam com a saúde, mas os pais devem ficar atentos a complicações que podem surgir com a falta de hábito de comer café da manhã.

Comer dentro de duas horas depois de acordar pode afetar positivamente a maneira como seu corpo metaboliza glicose, ou seja, estabiliza o açúcar no sangue, garantindo energia e redução de chances de desenvolver doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Dicas 

Para evitar a preguiça típica de jovens e crianças logo cedo, Casey ensina algumas dicas de como incentivar e facilitar o hábito de fazer um bom café da manhã:

  • Mantenha na geladeira alimentos saudáveis e práticos, que possam ser levados, como iogurtes, barras de cereais caseiras, ovos cozidos e lanches de manteiga de amendoim, por exemplo.
  • Prepare um smoothie natural para seu filho, especialmente em dias quentes, que pode ser atraente e refrescante quando ele está cansado demais para mastigar.
  • Planeje o café da manhã da criança no dia anterior para não atrasar o processo e acabar pulando a refeição.
  • Evite que seu filho acorde atrasado ou em cima da hora, propondo que ele levante pelo menos 10 minutos mais cedo do que de costume, para ter mais disposição e fome.

 

Fonte: www.vix.com