Conheça os benefícios que as geleias de frutas trazem ao organismo

É muito comum ver, nos dias atuais, pessoas buscando um estilo de vida mais saudável, modificando os hábitos alimentares e acrescentando atividade física na rotina do dia a dia.

Mas o que alguns indivíduos ainda não conseguem é abrir mão de comer doces em alguma parte do dia, como se em seu cardápio estivesse incompleto.

O bom é que existem alternativas saudáveis para saciar o paladar, como as geleias de frutas, que são ótimas opções de fonte de energia, podendo ser consumidas em diversas ocasiões do dia-a-dia.

“As geleias de boa qualidade, além de darem um toque especial aos pratos, são importantes porque contém pectina, fibras solúveis – responsáveis pelo aspecto gelatinoso do produto, e que têm atuação reguladora no intestino”, conta a nutricionista Audrey Abe.

“Essas fibras presentes na geleia são importantes porque serão consumidas pelas boas bactérias que vivem no intestino grosso e, após esse processo, substâncias saudáveis, conhecidas como ácidos graxos, são produzidas pelo intestino, ajudando a eliminar as bactérias maléficas e impedindo a absorção de substâncias carcinogênicas ingeridas por meio da alimentação”, explica.

Atualmente, a maioria dos fabricantes não utiliza grande quantidade de açúcar, tornando esse alimento ainda mais saudável. Nas versões diet, por exemplo, utiliza-se a sucralose, que mantém o sabor do açúcar, sem deixar resíduo amargo e artificial (como os demais adoçantes).

“A sucralose, ao contrário da sacarina e do ciclamato, não contém sódio na sua composição, por isso as geleias diet são indicadas também para pessoas que sofrem com hipertensão”, explica a nutricionista. “E por ser extraída do próprio açúcar, a sucralose não tem contra indicações para gestantes e crianças”, conclui.

Existem ainda outras versões, que são adoçadas com suco de fruta e menor quantidade de açúcar, sendo uma ótima opção para quem busca saúde, sem abrir mão do sabor.

As geleias de frutas têm infinitos usos na culinária. Podem ser utilizadas no preparo de pratos simples e sofisticados, receitas doces ou até salgadas, como nas carnes, por exemplo, facilitando o processo digestivo pela ação da pectina.

Apesar de todos os benefícios, por ser um alimento calórico, deve ser consumido moderadamente. Para praticantes de atividade física, são excelentes, pois são fáceis do organismo assimilar e absorver, fornecendo a energia necessária. E para as crianças, repõem o alto gasto energético, além de trazer o delicioso sabor de diversas frutas.

 

 

Fonte: www.bonde.com.br