Conheça os benefícios de ter plantas em casa

Deixe o seu ambiente – casa ou empresa – ainda mais valorizado com as plantas.

Plantas ajudam a respirar melhor: Quando respiramos, inalamos oxigênio e exalamos gás carbônico. As plantas, na fotossíntese, fazem o contrário. Quando estamos no mesmo ambiente que uma planta, respiramos um ar mais rico em oxigênio.

Mas há um porém: durante a noite, como não há luz para a fotossíntese, muitas plantas absorvem oxigênio e liberam gás carbônico. Por isso, se for colocar plantas no quarto, opte por orquídeas ou bromélias, que liberam oxigênio mesmo durante a noite.

Plantas deixam o ar mais úmido: Toda planta transpira ao absorver a água da terra onde está fixada. Esse líquido evapora e deixa o ar mais úmido. Em períodos de seca, isso ajuda a evitar doenças como a gripe, pois a falta de umidade propicia a entrada de organismos estranhos no nosso corpo. Além disso, o ar com baixa umidade provoca irritação nos olhos e no nariz e deixa a pele ressecada.

Ajudam no processo de cura de doenças: estudo publicado pelo centro de pesquisa norte-americano National Center for Biotechnology Information afirma que levar plantas para pacientes internados no hospital pode ser mais do que uma gentileza. Estar em contato com flores durante o período de recuperação pode reduzir níveis de estresse e ansiedade, diminuindo os riscos de pressão alta.

O estudo foi feito com 90 pacientes em recuperação de uma hemorroidectomia, uma cirurgia para tratar hemorróidas. Os pacientes que receberam plantas em seus quartos apresentaram recuperação melhor.

Além disso, cuidar de plantas pode funcionar como uma terapia para pacientes que passaram por problemas de saúde e procedimentos médicos complicados.

Plantas purificam o ar: Absorvem gases poluidores do ambiente, com monóxido de carbono e metanol. Esses gases são expelidos por carros e indústrias e reduzem a qualidade do ar. Viver cercado de plantas pode te ajudar a respirar um ar mais saudável.

Fonte: https://www.freetheessence.com.br