Conheça algumas curiosidades sobre o Café

Conheça algumas curiosidades sobre o Café: uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo!

Descoberta: Acredita-se que o café tenha sido descoberto no século IX, quando um pastor de cabras percebeu que os seus animais ficaram mais excitados, após terem comido algumas bagas vermelhas de uma árvore. Este pastor levou os frutos a um santo muçulmano que as conseguiu transformar em bebida, o café dos dias hoje.

A origem da palavra: A palavra “café” vem do árabe “qahwah”, que está relacionada com a palavra vinho. A palavra turca para o café, kahve, é derivada da palavra árabe e está relacionada com a palavra café.  Outros estudiosos acreditam que a palavra é de Kaffa, região da Etiópia onde se acredita que o café tenha sido originado.

Primeira casa de café: A primeira loja a comercializar o café como bebida foi inaugurada em 1475, em Constantinopla (na recente Istambul).

Consumo mundial: Em todo o mundo são consumidas mais de 500 bilhões de xícaras de café por ano, sendo a bebida mais popular de sempre. É também a mais negociada mundialmente!

30% da água usada é em café: Na América do Norte, 30% da água da torneira é utilizada para preparar xícaras de café!

Café é saudável para o cérebro e nervos: Uma pesquisa realizada demonstrou que o café pode diminuir o declínio cognitivo e ainda doenças neurodegenerativas. Os Turcos até chamam às suas lojas de café de “escolas para sábios”!

Café contra a depressão: Um estudo realizado em 2011, demonstrou que as mulheres que consomem até 3 xícaras de café por dia, tinham 15% menos probabilidades de sofrer de depressão, por um período de 10 anos, relativamente a outras que apenas bebiam uma xícara de café por semana.

O café contém antioxidantes: Várias pesquisas constataram que o café contém antioxidantes, que ajudam a prevenir os radicais livre das células que nos são prejudiciais. Uma porção de mirtilos, framboesas ou laranjas têm a mesma quantidade de antioxidantes que 250 ml de café!

Café mais caro do mundo: O café mais caro do mundo é vendido na Indonésia e é feito a partir de grãos de café que foram parcialmente mastigados, digeridos e excretados por um animal semelhante à doninha. Esses grãos são vendidos a mais de 600 dólares cada quilo e uma chávena pode custar até 50 dólares!

Comércio do café emprega milhões de pessoas: Acredita-se que existam cerca de 25 milhões de empregados em todo o mundo, ligados ao negócio e comercialização do café.

Café mais forte e mais fraco: Os grãos de café mais claros são os que têm mais cafeína. Contrariamente, são os graus mais escuros que têm menos cafeína.

Fonte: www.curiosidadesdomundo.com