Conheça 5 benefícios da pesca esportiva para a saúde

A pesca esportiva é um dos esportes mais acessíveis que existem. Não importa a idade, a situação financeira ou a forma física, todos podem facilmente participar.

O que muitos não acreditam e não levam a sério é que, sim, esse hobby oferece vantagens incríveis para a saúde. Por isso, separamos 5 dos principais benefícios que essa modalidade de esporte pode trazer. Confira!

1. Promove um exercício contínuo

Ao contrário do que muitos pensam, a pesca pode ser um bom exercício físico. Seja caminhando, andando de bicicleta ou remando para vasculhar os melhores locais no lago ou no rio, arremessando iscas ou se movimentando durante muitas horas… Tudo isso pode fazer com que você acabe realizando um bom exercício aeróbico.

Os movimentos serão mais intensos caso a opção seja pela modalidade da pesca com mosca  — tipo específico de pescaria em que se usa uma mosca artificial e uma linha ponderada. Nesse tipo de pescaria, a movimentação terá de ser mais ágil e vigorosa, fazendo com que o corpo tenha que trabalhar mais.

É claro que a pesca não é o tipo adequado de exercício para perda de peso, mas, com certeza, sua saúde cardiovascular sairá no lucro.

2. Oferece movimentos de baixo impacto

Exercícios muito intensos têm os seus benefícios, indiscutivelmente. Entretanto, a corrida, por exemplo, pode comprometer as articulações, uma vez que o impacto com o solo é muito grande. Ao contrário, a movimentação realizada durante a pesca é muito mais suave e, dessa forma, você não corre esse risco.

Para quem deseja sair do sedentarismo e iniciar a prática de atividade física, há algumas restrições quanto a exercícios mais intensos. A pesca pode ser uma ótima opção. Através desse esporte, consegue-se fortalecimento muscular, flexibilidade, além de melhora na respiração e na postura.

3. Ajuda a descontrair

O dia a dia é muito veloz e faz com que nossa mente fique a mil. A pesca esportiva pode ajudar nesse sentido: estar em contato com a natureza num lugar calmo, desconectado dos computadores e celulares, faz com que o seu cérebro se permita desligar um pouco dos problemas e compromissos.

Momentos como esse são fundamentais para a saúde mental, uma vez que virtudes como a paciência e a tranquilidade passam a ser constantemente exercitadas.

4. Melhora a destreza

À medida que envelhecemos, nossas habilidades motoras vão se deteriorando. A pesca esportiva pode auxiliar a manter essas habilidades, afinal, ela envolve uma série de movimentos pequenos e complexos que podem ajudar a melhorar a destreza e a agilidade dos movimentos.

Além disso, a pesca também faz com que movimentemos músculos que não estamos tão habituados a mover, tais como os das costas e alguns dos braços.

5. Proporciona bons momentos e diversão

Tudo o que fazemos e que nos proporciona prazer pode trazer benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Assim, tirar um tempo da rotina estressante para se dedicar a uma atividade que gera bem-estar, com certeza, trará mais qualidade de vida.

A pesca esportiva também é uma boa oportunidade para momentos agradáveis em família e até para fazer novos amigos. Essa interação aumenta o divertimento e proporciona ótimos momentos de alegria.

Fonte: http://blog.quisty.com.br/