Comitiva francesa visita e avalia turismo rural de São José dos Pinhais

No início desta semana uma comitiva técnica de franceses, formada por oito especialistas em turismo rural, passaram em São José dos Pinhais para avaliar o potencial turístico das colônias do Município. O objetivo, segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, é qualificar o turismo rural são-joseense com padrões internacionais.

“A comitiva Rhône-Alpes, em uma parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Paraná Turismo do Governo do Estado e a Prefeitura de São José dos Pinhais, visita o nosso Município com o intuito de realizar um olhar crítico e técnico das nossas potencialidades turísticas e do que precisamos melhorar para qualificar ainda mais o setor”, disse Giam.

O prefeito Luiz Carlos Setim recepcionou a comitiva e destacou a colaboração dos franceses para colocar o turismo de São José dos Pinhais como referência para o Brasil, com padrões internacionais. “Agradecemos a comitiva Rhône-Alpes pela visita ao nosso Município, em especial ao nosso circuito rural. Sabemos da qualidade do turismo rural na França, referência para o mundo, e acolhemos com satisfação os apontamentos que serão feitos por eles para melhorarmos ainda mais o nosso”, destaca.

comitiva_francesa_foto_silvio_ramos-3-700x464

 

História e potencial turístico
O Município de São José dos Pinhais tem hoje um dos melhores potenciais de turismo rural do país. Em 1998, na primeira gestão do prefeito Setim, foi realizado o inventário turístico da região do Mergulhão, originando o Plano de Desenvolvimento Turístico do Município.

Nascia assim o Caminho do Vinho, primeiro circuito rural de São José dos Pinhais. Para isso, a Prefeitura realizou obras de infraestrutura na região, como a construção do Portal Italiano, colocação de paparalelepípedo e pavimentação asfáltica e auxiliou na organização da Associação de Moradores Caminho do Vinho Colônia Mergulhão (Acavim).

Os investimentos em turismo não pararam de crescer. Com o sucesso do Caminho do Vinho, e das festas tradicionais de cunho religioso na área rural, a Prefeitura incentivou outros eventos na região, como a Festa da Colheita e a Noite Polonesa, na Colônia Murici; a Festa do Trigo, na Colônia Marcelino; a Festa da Banana, na Colônia Castelhanos; a Festa do Vinho e a Festa do Pinhão, que também são realizadas na Colônia Mergulhão, atraindo milhares de pessoas todos os anos

A região também se desponta como potencial em esportes na natureza, como é o caso das Caminhas na Natureza, que só em 2015 recebeu 5 edições com um público total de 11 mil participantes. No último domingo (6), foi também realizada a 1ª Pedalada na Natureza, representando um atrativo turismo também para os ciclistas da Grande Curitiba.

A Prefeitura de São José dos Pinhais ainda está construindo o novo Portal Caminho das Colônias, no acesso à Colônia Murici, que já é destaque regional com seus cafés coloniais e chácaras de lazer. No mês de julho foi inaugurado o Circuito Rural do Taquaral, que potenciará o turismo rural na região do Campina do Taquaral, Colônia Rio Grande, Colônia Zacarias, Faxina, Campo Largo da Roseira, Campestre da Faxina, Cachoeira e Colônia Marcelino.

 

Confira mais fotos da visita!

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Fotos: Divulgação/PMSJP e Acavim.