Comidas típicas da culinária italiana

A culinária italiana é muito difundida pelo mundo, poucos resistem ao sabores e opções típicos da Itália. Confira alguns dos pratos típicos.

 

A culinária italiana é famosa em todo mundo, difícil alguém que resista às irresistíveis massas entre outras opções típicas da Itália.  A massa e a pizza são os mais famosos, mas há outras especialidades tão saborosas quanto. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos dos pratos.

O cardápio típico à italiana, começa com os antipasti (antes da comida), são pratos leves, como saladas, verduras, entre outros. Depois serve-se o primeiro prato de massa, arroz ou polenta, e carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar a sobremesa ou frutas da estação. Conheça alguns pratos e especialidades dessa incrível culinária:

Risoto 

O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.

Tortellini de Bolonha

O Tortellini parece uma perfeita combinação dos ingredientes típicos desta região da Itália. Pedacinhos de massa fresca com ovos recheados com uma mistura moída de prosciutto, mortadela, queijo parmesão e uma pitada de noz-moscada, de formato similar ao dos cappellettis. São servidos num caldo suave de carne ou galinha, polvilhados com parmesão. Com consistência al dente, bem firmes.

Lasagna

Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.

Carpaccio

Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.

Bruschetta

O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela, a mais conhecida leva tomate e manjericão, além dos ingredientes já citados.

Gnocchi

Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.

Alcachofras à moda romana

Este legume originário do Oriente é muito valorizado na cozinha regional italiana. A alcachofra típica romana redonda e carnuda pode ser preparada de duas maneiras distintas. Na receita à moda romana, o ingrediente cozinha lentamente em caldo suave, com alho e salsa. Macio como manteiga, o resultado final proporciona uma satisfação gastronômica divina. A alcachofra inteira pode ser fatiada e comida.

 

 

Fonte: www.getninjas.com.br