Colônia Murici recebe Caminhada na Natureza no próximo domingo

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), realizará a 3ª Caminhada Internacional na Natureza – Caminhos da Colônia Murici, no próximo dia 15 de novembro. Este é um evento que se tornou tradição na área rural do Município e que vêm tendo cada vez mais adeptos.

Os caminhantes terão um percurso de 11,3 km em terreno irregular com nível de esforço moderado, dentro de empreendimentos rurais, estradas, trilhas, mata e propriedades da região, com orientações durante todo o percurso. O credenciamento para o evento será a partir das 7h.

As saídas para o Circuito Caminhos da Colônia Murici estão programadas a partir das 8h até às 10h, com última chegada prevista para às 14h em frente ao Salão Paroquial de Eventos e Festas da Murici. Estima-se que todo o percurso pode ser completado em até três horas de caminhada.

Além de várias saídas e horários de alongamento, os participantes terão a possibilidade de tomar café da manhã no salão da Igreja, no local de concentração, no valor de R$ 15, com pagamento em dinheiro no local. Sete empreendimentos da região estarão promovendo almoço para os participantes, com valores a serem definidos por cada local.

As inscrições para a 3ª Caminhada Internacional na Natureza – Caminhos da Colônia Murici estão abertas no site ecobooking e e vão até o dia 14 de novembro.

Informações: (41) 3381-5810

Caminhos da Colônia Murici
O Caminhos da Colônia Murici é um novo roteiro de Turismo Rural em São José dos Pinhais, o qual abriga a tradicional Colônia Murici, colonizada por imigrantes poloneses em 1878. Compõem esse novo roteiro as regiões do Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha e Inhaíva, entre outras.

A localidade se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conquista herdada dos imigrantes que hoje compõe o roteiro Caminhos da Colônia Murici, a qual possui influência de poloneses, italianos e demais etnias. A região conta com diversos empreendimentos comerciais e de lazer, emoldurado com construções locais que fazem parte do Patrimônio Arquitetônico Histórico e Cultural, um presente deixado pelos primeiros moradores.

Ao todo, são mais de 20 empreendimentos em funcionamento, juntamente com outros pontos de visitação onde turistas e visitantes podem conhecer um pouco da cultura dos povos que fizeram e fazem a trajetória das Colônias e parte da identidade de São José dos Pinhais.

O projeto Caminhos da Colônia Murici tem como desafio para os próximos anos a implantação de sinalização interna e melhorias continuadas de infraestrutura, que irão tornar os passeios mais agradáveis, proporcionando a todos uma nova forma de descobrir as belezas da Cidade.

Fonte: Sjp.pr.gov.br | Foto: Divulgação.