Clara ou gema de ovo? Qual é a parte mais saudável do alimento? Descubra

O ovo e os seus dilemas.

Dentre as diversas dúvidas que cercam esse tradicional ingrediente, uma das questões mais abordadas sempre gira sobre qual é a parte mais saudável desse alimento para o nosso consumo: a clara ou a gema? Utilizadas das mais diferentes formas no dia a dia, elas possuem características de sabor e nutrientes próprias e, por isso, merecem ser destacadas de formas separadas. Confira!

O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde. Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias. A nutricionista Giovana Morbi explica:

“O estudos são extremamente contraditórios, mas, muitos deles defendem o consumo tanto da clara como da gema. A grande questão é: o quanto consumir? Se a pessoa possui colesterol elevado, é necessário olhar o caso com mais atenção. Mas, a gema não pode ser deixada totalmente de lado e levar a fama de vilã… Apesar de oferecer gordura, ela fornece muitas vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo”, destacou a profissional.

O que é a clara de ovo? Entenda os seus benefícios para a saúde

A clara de de ovo, ou albúmen, é a parte transparente da célula de ovo, que envolta à gema. Ela é basicamente formada por água e por albumina, uma proteína de suma importância para o desenvolvimento muscular. A clara também possui um núcleo que acumula reservas nutritivas, por isso, garante muitas substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

Dentre os seus principais benefícios para a saúde, o consumo de clara de ovo está relacionado ao controle da pressão arterial, à melhora do sistema digestivo e, até mesmo, à limpeza da pele. Com pouca quantidade de calorias, a clara de ovo não tem uma quantidade de consumo recomendada no dia a dia. Isso vai variar de pessoa para pessoa e suas necessidades.

Hoje em dia, nas dietas atuais da moda, a clara de ovo vem sendo muito utilizada em forma líquida, pasteurizada. Dessa forma, o ovo fica praticamente livre de bactérias, principalmente a salmonela.

O que é a gema de ovo? Ela também faz bem para a saúde

Localizada no centro do interior do ovo, a gema possui coloração amarelada / alaranjada e varia muito de ovo para ovo. Ela é mais densa do que a clara e representa cerca de 20 a 30% do peso total do alimento. Nela se concentra a parte mais gordurosa e calórica do ovo, contudo, segundo a nutricionista Giovana Morbi, isso não significa que não possa ser consumida no dia a dia:

“Se sua preocupação é o colesterol, saiba que a recomendação diária desse nutriente é de 300 miligramas por dia. Isso significa que você pode desfrutar de uma gema por dia com tranquilidade. Na realidade, alguns estudos mostram que o colesterol da gema do ovo é inofensivo, mas, na dúvida, fique de olho no consumo exagerado de outros alimentos ricos em colesterol quando consumir ovos, como carne vermelha, leite e derivados”

Benefícios – A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega-3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.”Se você é estudante, experimente acrescentar de 1 a 2 ovos cozidos em seu café da manhã … Facilita o aprendizado e deixa sua memória afiada!”, indica a especialista.

 

 

Fonte: www.conquistesuavida.com.br/