Cereja: 5 benefícios para a saúde

Confira as vantagens que essa pequena fruta pode trazer para seu organismo

Essa fruta de clima temperado e frio, originária da Ásia, é adorada pelas crianças, sendo um enorme sucesso no universo dos doces. O que poucos sabem é que a cereja possui diversos benefícios para a saúde e pode te ajudar a ter dias melhores.

Benefícios da cereja

Confira como essa fruta docinha possui diversas vantagens escondidas que são maravilhosas para o corpo e para o cotidiano.

1. Combate a insônia

Sim, ela proporciona uma noite de sono mais agradável. Essa fruta tem a capacidade de auxiliar o corpo a alcançar níveis ideais de melatonina, que é o hormônio do sono. Com isso, se você consumi-la alguns minutos antes de deitar, você adormecerá mais rápido e terá uma noite de sono com mais qualidade.

2. Rejuvenesce

Essas frutinhas vermelhas são bem importantes para retardar o processo de envelhecimento do organismo, combatendo os radicais livres com a zeaxantina, o betacaroteno e a luteína, antioxidantes presentes em abundância na fruta.

Uma prova disso é que cada vez mais empresas de cosméticos utilizam a cereja em seus produtos, para usufruir de suas propriedades rejuvenescedoras.

3. Protege o sistema nervoso

A cereja também evita diversos problemas no sistema nervoso, pois possui outros tipos de antioxidantes que são muito eficazes para isso, como a antocianina, cianidina e quercetina. Eles são importantes calmantes do sistema nervoso, aliviando problemas psicológicos e dores de cabeça.

4. Emagrece

Cerca de 80% da porção dela é constituída por água. Por conta dessa quantidade de líquidos, a fruta tem efeito diurético e ajuda no emagrecimento. Isso reduz também a sensação de inchaço gerada pelo acúmulo de líquidos no organismo.

5. Anti-inflamatória

É uma das frutas com os anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existem, sendo melhor do que muitos remédios químicos. Isso ocorre devido às antocianinas que possuem um forte efeito contra os danos dos radicais livres. Além disso, há a inibição das enzimas ciclo-oxigenase, fazendo com que ferimentos cicatrizem mais rapidamente.

Propriedades nutricionais

Muito rica em diversas propriedades nutricionais, é uma excelente fruta para quem tem interesse em ter uma alimentação mais saudável e balanceada. Em 100 gramas, você encontrará:

  • 50 calorias;
  • 1 g de proteína;
  • 12 g de carboidratos;
  • 1,6 g de fibra.

Confira também outras propriedades muito importantes:

  • Rica em antioxidantes, como: flavonoides (antocianinas), ácido elágico e ácidos fenólicos;
  • Fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C.
  • Fonte de minerais como potássio, magnésio e fósforo;

Fonte: www.dicasonline.com