Casamento tipo Brunch – Tudo o que você precisa saber

Durante a fase do planejamento muitas decisões são tomadas a cada dia, uma delas é o cardápio que será servido no casamento.

Este cardápio deverá agradar o paladar, refletir a personalidade dos noivos e, acima de tudo, andar em conjunto com a proposta do casamento.

O que é Brunch?

Brunch é o termo em inglês utilizado para denominar a refeição que combina café da manhã com almoço. O termo brunch foi criado na Grã Bretanha e tanto na Europa como nos Estados Unidos ele é bastante utilizado em datas comemorativas e em grandes encontros familiares.
Aqui no Brasil usamos muito esse modelo de refeição em eventos corporativos, meetings de relacionamento com jornalistas, clientes e fornecedores de determinada empresa. São eventos que começam pela manhã e terminam no horário do almoço. Na região Sul do Brasil, principalmente, o Brunch também é chamado de Café Colonial. A grande diferença é que o nosso café colonial tem origem germânica e pode acontecer tanto pela manhã como a tarde.

Culturalmente os casamentos brasileiros eram sempre realizados no final do dia ou a noite, mas de uns tempos pra cá, devido a demanda, algumas igrejas passaram a realizar casamentos também pela manhã e obrunch passou a ser uma excelente opção para receber os convidados pós cerimônia. Esse modelo de refeição é tão funcional que é perfeito também para casamentos que acontecem na casa da família de um dos noivos, em restaurantes e até mesmo fazendas.

Horário

A grande característica do brunch é o horário. Um horário perfeito para um casamento estilo brunch é marcar a cerimônia para às 10:00/10:30h no convite ou no máximo 11:00h, pois ela termina no final da manhã. É muito importante que a cerimônia termine até meio dia – lembre-se que o real significado do brunch está relacionado a uma refeição que começa de manhã e pega o horário do almoço.

Convite

Indique no convite que a cerimônia será seguida de brunch no mesmo local, no caso de cerimônias no mesmo espaço, ou coloque o nome e endereço do espaço para cerimônias que acontecerão em local diferente da festa. Na entrega do convite é válido informar os convidados que como o casamento será pela manhã, vocês farão um brunch na sequência e explicar brevemente do que se trata, pois nem todo mundo está habituado com termos em inglês.

O Cardápio

O cardápio deve misturar itens do café da manhã como café, chás, sucos e também alguns itens mais encorpados que pode ter em almoços como tortas variadas e no caso de casamentos até uma massa leve servida em bowls (as famosas cumbuquinhas dos menus degustação).

 

Oferecer um brunch no casamento caracteriza um casamento muito simples?              

Não, necessariamente. “O que eu costumo dizer aos noivos é que a perfeição mora nos detalhes.  Uma frase que eu amo que norteia meu trabalho e está, inclusive, enfatizada com destaque no meu site foi o pintor Michelangelo quem disse: ‘A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe’. Portanto, se os noivos focarem nos detalhes de forma geral – na mesa posta, na disposição dos itens do brunch, em peças diferenciadas, em um convite e itens de papelaria bem feito, além de detalhes DIY na decoração, o casamento, além de super diferenciado, passará um ar de sofisticado pelo simples fato de ficar “com cara de festa padrão”.

 

 

 

Fonte: lapisdenoiva.com