Brócolis: os benefícios do consumo

Brócolis: os benefícios do consumo são diversos. confira!

Os principais benefícios do consumo do brócolis estão ligados, é claro, aos seus nutrientes. O vegetal é rico em cálcio, ferro e magnésio:

Cálcio 

Mineral essencial para manutenção da saúde óssea. A maior necessidade ocorre durante a infância, adolescência, gestação e lactação. O cálcio também é fundamental para a contração e relaxamento dos músculos e dos batimentos cardíacos, bem como para a coagulação sanguínea.

Os brócolis possuem alta biodisponibilidade de cálcio, ou seja, o mineral presente é facilmente absorvido pelo organismo, o que contribui para atingir a recomendação diária de cálcio, principalmente por pessoas que têm alguma restrição ao consumo de leite e queijos.

Ferro 

Sua principal função é participar no transporte de oxigênio aos tecidos através da hemoglobina, as células vermelhas do sangue. Além disso, é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Para potencializar a absorção do ferro presente no brócolis, consuma, na mesma refeição, alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, caju e acerola.

Magnésio

O magnésio participa de diversas funções no organismo e, assim como o cálcio, também, é fundamental para a saúde óssea, participação na produção de proteínas, formação de neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, além de atuar como ativador do óxido nítrico, substância que causa relaxamento nos vasos, o que auxilia no controle da pressão arterial. E não fica só nisso, não!

Vitamina C

Poderoso antioxidante que possui capacidade de neutralizar os danos causados pela ação dos radicais livres. Além disso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, cicatrização e participa na produção de colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação e firmeza para a pele.

Fibras 

As fibras são essenciais para a melhora do funcionamento intestinal, auxiliando na prevenção de doenças como o câncer de cólon, além de contribuírem para a redução da absorção do colesterol da dieta.

Bacana, né? Que tal adicionar pequenas porções dessa belezura na sua rotina? O brócolis pode ser preparado de diversas formas: refogado, gratinado, na salada… enfim, fica por conta da sua imaginação!

Fonte: www.franquiasaladcreations.com.br