Bolo de fubá: origens e variações

Bolo de fubá: origens e variações.

O bolo de fubá é, definitivamente, uma das receitas mais deliciosas da nossa culinária tradicional. Um dos maiores símbolos do interior do Brasil, o bolo de fubá e macio e delicioso, capaz de conquistas mesmo os estrangeiros mais acostumados com iguarias de alta culinária.

O bolo de fubá é uma receita simples, cheia de variações que foram criadas da criatividade do nosso povo, unindo as mais diversas possibilidades. Seja cremoso, com goiabada ou clássico, o bolo de fubá é fantástico!

Vamos falar das origens desse belo bolo, do papel cultural que ele tem, além, é claro, de dar a receita mais tradicional dessa iguaria tipicamente Brasileira.

Qual a origem do bolo de fubá?

O fubá é uma farinha de milho fina e excelente para a produção de bolos e outros pratos, sendo que era uma farinha muito mais comum no Brasil colônia, onde não havia plantações de trigo por aqui, além do alto custo da importação da farinha de trigo de Portugal. Sendo assim, ele veio como uma alternativa para uma farinha muito mais cara.

Além disso, não existe um Estado que consiga afirmar-se como o “criador do bolo de fubá”. Como a receita era muito comum entre os tropeiros e os mascates da época, ela acabou se popularizando por todo o país, sendo bem comum em áreas interioranas e por isso muito associada às quermesses e festas de São João.

Quais são as variações do bolo de fubá?

A mais comum é, sem dúvida, a do bolo de fubá cremoso. Criado, alguns dizem em minas gerais, o bolo de fubá cremoso é uma versão mais molhadinha do famoso bolo, que fica mais baixa e com uma consistência muito saborosa.

Existem também os acréscimos mais famosos ao clássico bolo de fubá. A erva doce, que nem sempre era colocada nas receitas originais, se tornou tão famosa que é quase obrigatória em muitas famílias. O coco ralado na massa e por cima também é muito comum.

Uma das características mais marcantes deste bolo é a sua falta de cobertura. Por ser um doce típico do interior, a única cobertura que se vê geralmente são as de açúcar esbranquiçado, geralmente com um pouco de coco ralado em cima.

Finalmente, uma das variações mais interessantes sobre o bolo de fubá é o complemento. Muitos insistem que o este bolo delicioso quentinho bom manteiga é o ideal, já outros dizem que o café é indispensável, já outros preferem com chá. O importante é que, sem dúvida alguma, esse pedaço delicioso da nossa cultura não se perca!

Fonte: http://www.belezafeminina.pro.br/